CD-ROM



CD-ROM é abreviação de Compact Disc – Read Only Memory.

Os CD-ROMS são mídias de armazenamento que podem armazenar áudio ou informações. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a tecnologia do CD não é tão recente quanto parece. O primeiro padrão para a tecnologia dos CD’s  de áudio foi feito pela SONY e pela PHILLIPS em 1980. Os CD’s são compostos por finas películas de alumínio irregular revestidas por uma camada de verniz plástico transparente.

O leitor de CD’s, também chamado de drive de CD-ROM, pode ler CD’s de músicas comuns (chamados de Compact Disc – Digital Audio) ou pode ler CD’s contendo informações (Compact Disc – Data Storage).

Os CD-ROMS possuem uma capacidade de armazenamento de 700 megabytes, existindo modelos que podem armazenar até 800 megabytes. Por isso, são ideais para armazenar imagens, vídeos e dados. Com o advento do CD, enciclopédias, dicionários e outras obras que viviam encalhadas nas prateleiras invadiram os computadores domésticos, facilitando o acesso a um grande volume de informações.

A capacidade de armazenamento do CD permitiu também o desenvolvimento de jogos muito mais aprimorados. Além de guardar um grande volume de informações, os CD-ROMS são mídias fáceis de serem transportadoa e possuem durabilidade muito superior aos disquetes. Um CD de áudio podem armazenar 74 minutos de música em estéreo.

cdrom

Comentários

comments

Leia também

Meu pendrive está travando muito. O que devo fazer?

Não há dúvidas de que o pendrive tornou a nossa vida mais fácil, possibilitando a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *