Início / Sistema Operacional Android / Como descobrir se um aplicativo Android é potencialmente perigoso?

Como descobrir se um aplicativo Android é potencialmente perigoso?



Da mesma forma que os nossos computadores estão sujeitos a ter o funcionamento comprometido por conta de vírus e arquivos mal-intencionados, os dispositivos móveis também demonstram que não ficam de fora dessa.

Existem muitos aplicativos duvidosos e mal-intencionados para smartphones com Android instalado. É necessário tomar algumas precauções básicas para manter o seu aparelho móvel seguro.

Ao contrárioda Apple, a Google não aprova manualmente os aplicativos criados para o sistema Android. Ao invés disso, ele faz uma varredura dos aplicativos que estão dentro da loja Google Play Store. Permissões, comentários e outras informações de reputação também podem ajudar bastante.

É possível instalar aplicativos que estejam fora da Google Play. Por exemplo, é possível instalar aplicativos a partir da Amazon App Store, embora abra riscos adicionais. Assim como nos computadores com sistema Windows, você pode baixar um programa de qualquer lugar da internet e instalar. Tais programas podem ser confiáveis, mas, por outro lado, podem também  apresentar algum tipo de risco.

A maioria dos aplicativos maliciosos para o sistema Android vêm de fora da Google Play Store. Quando um aplicativo instalado a partir do Play Store é reconhecido mais tarde como um aplicativo mal-intencionado,  poderá ser remotamente removido do dispositivo. Isso explica o porquê da maioria dos aplicativos perigosos serem distribuídos fora da loja, pois assim podem burlar esta regra.

Embora o Android já ofereça recursos para realizar a varredura de arquivos e aplicativos maliciosos instalados de fora do Play Sotre, não é considerada uma solução perfeita para o problema. A partir do momento que o aplicativo não está disponível na Play Store, já podemos desconfiar da procedência do mesmo, e o usuário não deve prosseguir em sua instalação, a menos que tenha uma boa razão para isso. Se for realmente necessário realizar a instalação de um aplicativo que esteja de fora da loja, certifique-se de permitir ao dispositivo Android realizar a varredura do aplicativo instalado.

Alguns aplicativos solicitam muitas permissões. Por exemplo, se um aplicativo de lanterna simples solicita permissão para acessar a sua lista de endereços, ou se conectar à internet, isso é muito suspeito. É comum se deparar com aplicações que exijam muitas permissões, porém devemos ficar atentos aos aplicativos que solicitam permissões nas quais sabemos que não fazem sentido serem utilizadas pelo mesmo.

É importante avaliar se um aplicativo é confiável antes de realizar a sua instalação no dispositivo Android. Recomenda-se avaliar o número de vezes que o mesmo foi baixado e verificar os comentários feitos pelos usuários que baixaram. Se um determinado aplicativo foi instalado poucas vezes e possui uma reputação negativa por parte dos usuários, está claro que a sua procedência é duvidosa.

Por outro lado, se um aplicativo possui 5 estrelas e foi instalado em mais de um milhão de dispositivos, nota-se que o mesmo é bem mais confiável. Claro que toda regra tem sua exceção, existem aplicativos ruins que conseguem enganar  um grande número de pessoas.

A reputação do desenvolvedor também é importante. Um aplicativo criado pela Google, por exemplo, é muito mais seguro do que um aplicativo feito por uma pessoa desconhecida. 

Como acontece em qualquer programa de computador, não há nenhuma maneira infalível para descobrir se um aplicativo é malicioso. Neste caso, prefira sempre os aplicativos da Google Play. Preste atenção às permissões, o número de vezes que o mesmo foi instalado, as opiniões, e a reputação geral do desenvolvedor. 

Comentários

comments

Leia também

tela trincada

Tela do Zenfone2 Frágil

Antes de iniciar a leitura deste post assista ao vídeo abaixo: Gostaria de chamar a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *