Início / Tecnologia e Futuro / Conhecendo o mundo digital na terceira idade

Conhecendo o mundo digital na terceira idade



Facebook, e-mail, download e internet. Todos esses termos são difíceis para você? Notebooks, tablets, internet, rede wi-fi te assustam enquanto seus netos e sobrinhos brincam no mundo digital?

Fique tranquilo… isso não impede que ninguém (mais velho) aprenda e domine o computador, uma vez que tenha iniciativa e dedicação. Nos dias atuais, a terceira idade não é mais vista como sinônimo de ociosidade e distanciamento da sociedade, sendo necessário apenas que estejam por dentro, acompanhando as transformações sociais e tecnológicas.

Cada pessoa interessada em ingressar no mundo da informática possui seus interesses, perspectivas e desejos. Além da vontade de fazer parte desse mundo digital, interagindo com outras pessoas e usufruindo de todos os benefícios da computação, a informática permite também a descoberta de si mesmo ao aprender algo novo e considerado complexo, que pessoas jovens geralmente conseguem mais intimidade. Trata-se de um universo com possibilidades variadas para cada indivíduo, considerado uma porta de entrada para novas relações e projeções em suas vidas.

Geralmente os alunos da terceira idade iniciam-se com um pensamento negativo, desacreditados que irão aprender, diante de todas as dificuldades vistas pela frente. Muitos chegavam com o preconceito de que a informática é para pessoas jovens e que as crianças aprendem mais facilmente. Essa resistência inicial acontece devido ao medo de encarar o novo. Para vencer o receio do novo, é necessário paciência. Informática se aprende com prática e dedicação. O segredo para um bom aprendizado é você se submeter aos conceitos do mundo digital de forma gradativa, sem a introdução de muitas informações ao mesmo tempo. Caso contrário, poderá desestimular o aprendizado.

Lembre-se, todos nós temos a capacidade de aprender algo novo. Independente se você faz parte ou não do grupo da terceira idade, saiba que você poderá sim, aprender e dominar a informática, e ser considerado um usuário digno do mundo digital.

Comentários

comments

Leia também

smartphone

Veja o que o Smartphone já consegue substituir

Não podemos negar que os Smartphones vieram para revolucionar o nosso modo de viver, agir ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *