Disquetes



Os disquetes, também chamados de Floppy Disks, acompanhavam os computadores desde o seu surgimento em 1981. Os disquetes, inicialmente, armazenavam 360 kbytes de informação e eram maiores e mais finos. Eles possuíam cinco polegadas e um quarto detamanho. Com isso, eram chamados de disquetes de 5 1/4.

O formato de 5 1/4 foi melhorado até chegar a 1.2 megabytes de capacidade, mas foi abandonado e substituído pelo de 3 1/2 (três polegadas e meia de tamanho), que chegou com uma capacidade de 1.44 megabytes. Apesar de antigo e com pouca capacidade, este disquete era considerado o meio de armazenamento removível mais barato, até sua extinção com a chegada dos pendrives.

O leitor de disquetes, também chamado de Disk Drive, possui uma cabeça de leitura e gravação que se desloca para trás e para a frente sobre a superfície do disco. Os discos flexíveis não precisam ser particionados, mas precisavam ser formatados para poderem ser utilizados.

O Disk Drive é conectado ao computador através de um cabo cinza chamado flat cable, semelhante ao utilizado no disco rígido, mas com dimensões menores e dotado de 34 vias.

disquetes

Comentários

comments

Leia também

pendrive

Meu pendrive está travando muito. O que devo fazer?

Não há dúvidas de que o pendrive tornou a nossa vida mais fácil, possibilitando a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *