DVD



O DVD, abreviatura de Digital Versatile Disc, em português, Disco Digital Versátil, é um formato que utiliza discos do mesmo tamanho do CD, mas que podem ser lidos dos dois lados. Como o modo de gravação é melhor que o do CD, estes discos têm muito mais capacidades. São utilizados para filmes, programas, games, etc. Também existem DVD’s que são gravados em apenas um lado.

Ao comparar o DVD com as extintas fitas de vídeo do tipo VHS, podemos ver as diferenças esmagadoras a favor do DVD. Na fita de vídeo comum, pode-se ter 240 linhas horizontais de resolução. Já no DVD, temos 500 linhas e vários tipos de legendas ou dublagens. O som é disponível no formato Dolby Prologic Surround Sound, ao contrário do estéreo das fitas. O vídeo é codificado no disco usando um formato chamado MPEG-2, que pode ser decodificado usando um programa ou usando hardware, como um DVD Player.

Quando nos referimos à quantidade de linhas horizontais, queremos dizer que quanto maior a quantidade de linhas, maior será o grau de detalhe de uma imagem. Já o Dolby Surround, é o chamado “som envolvente”, capaz de dar um efeito tridimensional ao som. É por isso que os sistemas desse tipo têm várias caixas espalhadas ao redor do ambiente do usuário. Já o MPEG-2 é um padrão de espaço no disco. Um padrão de compressão muito conhecido é o MPEG-3, também conhecido como MP3, utilizado para gravar músicas e muito popular pela sua qualidade de áudio e por seus arquivos com tamanho razoável.

Para os DVD’s Player, há também as chamadas regiões. Isso existe por causa da indústria cinematográfica e afeta os DVD’s de filmes. O mundo foi dividido em 6 regiões. Discos feitos para uma determinada região são executados apenas em players da mesma região. Para se poder ver qualquer filme, é preciso destravar o aparelho, ou no caso de um leitor de DVD de computador, pode-se usar um programa capaz de burlar esta limitação.

Existem vários tipos de DVD’s que podem ser gravados e que diferem na capacidade, que pode variar entre 4.7 Gbs e 9.7 Gbs.

Entenda as diferenças entre mídas do tipo DVD-RAM, DVD-R e DVD-RW:

DVD-RAM é uma mídia regravável e armazena 4.7 Gbs de um lado, ou 9.7 Gbs dos dois lados. Apenas pode ser lido em drives do mesmo tipo.

DVD-R é uma mídia que permite fazer apenas uma gravação, e armazena até 4.7 Gbs.

DVD-RW é uma mídia que pode gravar várias vezes até 4.7 Gbs.

OBS: DVD -COMBO é um drive que faz a leitura de DVD’s e grava apenas CD’s.

DVDS

Comentários

comments

Leia também

pendrive

Meu pendrive está travando muito. O que devo fazer?

Não há dúvidas de que o pendrive tornou a nossa vida mais fácil, possibilitando a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *