Início / Banco de Dados / Função de um DBMS: Fornecer serviços de autorização e segurança

Função de um DBMS: Fornecer serviços de autorização e segurança



As empresas devem controlar quem vê os dados que elas coletam. Por exemplo, os administradores frequentemente tratam os dados de salário, avaliações de pessoal e informações financeiras como confidenciais. Além disso, os administradores devem proteger informações contábeis contra adulteração e fraude.

A maioria dos DBMSs pode limitar quem tem acesso a dados específicos. Um DBMS faz um subesquema prescrito, ou visão lógica de uma parte do banco de dados, disponível para certas classes de usuários ou aplicações. Por exemplo, a maioria dos usuários pode ter acesso a uma visão de dados de empregado que contenha cargo, tempo de serviço e identificação da seguradora de saúde, mas não contenha informações de salário. Os administradores podem também criar visões para metadados. Tais visões, por exemplo, podem impedir certos usuários de saber se o banco de dados contém informação de salário.

Além de visões que escondem dados, a maioria dos DBMSs permite visões de dados agregados ou dados combinados. Por exemplo, um administrador pode autorizar um usuário a ver o salário médio por departamento, mas não dados individuais de salário. Os administradores devem tomar cuidado na permissão de visões de dados estatísticos. Usuários sofisticados frequentemente podem inferir dados detalhados fazendo consultas divididas e sobrepostas. Visões integradas podem combinar dados que os usuários frequentemente necessitam ver aglutinados. Por exemplo, um administrador pode usar uma visão que combina nome de cliente com dados relacionados ao representante de vendas do cliente como se o DBMS os armazenasse juntamente com os dados do cliente. Os sistemas não DBMS frequentemente não podem esconder  os dados de todos os usuários porque os usuários têm acesso ao registro de dados inteiro. Os DBMSs  tornam mais fácil controlar o acesso aos dados, mesmo em sistemas com centenas de programas escritos por diferentes programadores. Eles centralizam a função de controle de acesso, simplificando em muito o desenvolvimento de software e fornecendo poder adicional a um administrador de dados.

Para acessar as outras funções de um DBMS, clique aqui.

Comentários

comments

Leia também

drop database

Qual a linha de comando para excluir um banco de dados no MySQL?

Para excluir um banco de dados no MySQL, digite a seguinte linha de comando abaixo: DROP ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *