Início / Banco de Dados / Função de um DBMS: Fornecer serviços de backup e recuperação

Função de um DBMS: Fornecer serviços de backup e recuperação



Muitos bancos de dados são grandes demais para que sejam obtidas cópias de segurança (backup) como arquivos normais. Os bancos de dados de vários terabytes não são raros, e algumas empresas estão antecipando bancos de dados com o tamanho de petabytes. Esses bancos de dados levariam horas para serem copiados para discos ou fitas de backup. As empresas não podem permitir-se operar sem seus bancos de dados por períodos tão longos. Elas necessitam estar aptas a obter cópias de backup destes bancos de dados mesmo enquanto eles estão sendo usados e mudados. Os sistemas de gestão de bancos de dados normalmente fornecem várias opções para lidar com este problema:

  • Alguns produtos de DBMS oferecem a capacidade de operar em paralelo sobre dois dispositivos de armazenamento. Periodicamente, o administrador do banco de dados desconecta um dos dispositivos de armazenamento do banco de dados para criar uma cópia de backup. Depois, o DBMS atualiza este dispositivo de armazenamento usando o log de bancos de dados do dispositivo de armazenamento que permaneceu conectado.
  • Alguns produtos de DBMS criam um pequeno banco de dados temporário de atualização, durante o processo de backup. O banco de dados principal permanece inalterado durante o backup. O DBMS usa tanto o banco de dados principal como o banco de dados temporário para responder às consultas, de modo que o usuário sempre “vê” versões atuais dos dados. Depois que o backup acaba, o banco de dados temporário altera o banco de dados principal, tornando-o atualizado.

Para acessar as outras funções de um DBMS, clique aqui.

Comentários

comments

Leia também

drop database

Qual a linha de comando para excluir um banco de dados no MySQL?

Para excluir um banco de dados no MySQL, digite a seguinte linha de comando abaixo: DROP ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *