Início / Arquivos e Pastas / O que acontece quando deletamos um arquivo do computador?

O que acontece quando deletamos um arquivo do computador?



Muitas pessoas ficam se perguntando: O que acontece quando apagamos um arquivo do computador?

Ao enviar um arquivo qualquer do nosso computador para a lixeira, seja uma música, documento de texto ou foto, significa que estamos apenas movendo o arquivo de lugar. Com isso, temos a oportunidade de resgatá-lo futuramente (através de sua restauração), caso precisamos utilizá-lo novamente.

Agora, uma pergunta um pouco mais curiosa: O que acontece quando esvaziamos a lixeira que continha uma música, por exemplo? Ela realmente foi embora definitivamente?

A resposta é não. Vamos a uma explicação de fácil compreensão: Quando apagamos um arquivo do computador, o espaço que o mesmo ocupava no disco rígido é liberado para o uso de um outro arquivo. Enfim, é como se a música estivesse lá ainda, porém, estaria armazenada em uma camada mais profunda, e com isso, arquivos mais recentes iriam sobrescrevê-lo através de novas camadas.

É possível recuperar esta música através da utilização de aplicativos especializados na recuperação de arquivos deletados. Quanto menos camadas houver por cima desses arquivos deletados, mais garantido será a sua recuperação.

Vamos imaginar uma parede cheia de cartazes, e que a cada dia seja adicionado um cartaz por cima do outro. Cada arquivo deletado do computador é como se fosse um cartaz que foi sobrescrito por um outro. Os cartazes mais antigos, com o passar do tempo, ficam mais desgastados, e mais difíceis de serem restaurados, o mesmo vale para os arquivos deletados mais antigos.

Comentários

comments

Leia também

renomear_arquivos

Como renomear vários arquivos de uma só vez?

Sabe aquelas fotos do seu computador que estão identificadas pelo nome padrão da máquina digital, como ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *