O que é driver?



Nem todos os problemas que afligem os computadores vem de peças defeituosas. Pode acontecer de um determinado dispositivo funcionar perfeitamente num computador e  travar definitivamente em outro.

Para isso que existem os famosos DRIVERS. Um driver é um componente muito importante no Sistema Operacional.

Para que serve um driver?

Driver, que vem do verbo em inglês drive, é utilizado para designar o ato de conduzir. Driver seria então o condutor de algo. Na informática, empregamos este termo para definir arquivos que permitem deixar um periférico pronto para ser utilizado pelo sistema operacional ou por outro aplicativo.

Explicando de uma forma mais simples, um driver de dispositivo é um programa que permite que o seu computador reconheça um determinado periférico.

Vamos dar um exemplo para entendermos melhor a explicação acima. Suponhamos que você adquiriu uma impressora a laser, e ao ligá-la no computador, você percebe que ela não é reconhecida, ou seja, você não consegue concluir sua instalação. Neste caso, será preciso de usar o Driver da impressora, geralmente disponível em um disco que vem junto com a impressora. Após instalar este driver (um programa) no computador, sua impressora estará pronta para uso.

Comentários

comments

Leia também

Como criar um ponto de restauração no Windows 10?

Você que já foi usuário dos sistemas operacionais Windows XP, 7 ou Vista, provavelmente já ...

2 comentários

  1. Hey, muito bacana o seu site, estou fazendo um tour por ele todos os dias, estou cursando informatica, visito varios sites, pelo simples fato de buscar conhecimento e acho legal sua maneira de repassar o conhecimento para outras pessoas que por sua vez podem desfrutar. Parabens 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *