Início / Sistema Operacional Linux / O que é Linux? Quais são as suas principais características?

O que é Linux? Quais são as suas principais características?



O Linux é um Sistema Operacional desenvolvido pelo programador Linus Torvalds.

Vejamos algumas características do Sistema Operacional Linux:

É considerado um Software básico.

 É um Software Livre (Open Source). O Windows é considerado um software proprietário.|

 Licença de uso: GPL/GNU. GPL/GNU – significa  Licença Pública geral, consiste na designação de licença para softwares livres.

 É um sistema operacional Multitarefa, assim como o Windows. Multitarefa – o sistema multitarefa executar mais de um aplicativo ao mesmo tempo.

 É um sistema operacional Multissessão, assim como o Windows. Multissessão – consiste em ter vários contas de usuários em um mesmo computador.

 É Preemptivo – permite a interrupção de processos. (É também característica do Windows). Preemptivo é a ideia de ter vários programas sendo processados ao mesmo tempo, e com isso, conseguimos alternar de um para o outro, interrompendo desta forma, o processo de um para executar outro.

 É um sistema Multiusuário.  (também característica do Windows). Multiusuário é quando existe uma rede de computadores e um servidor (pode este ser usado tanto Linux como Windows), e com isso, os usuários podem ter acesso simultâneo ao sistema (vários usuários acessando o servidor ao mesmo tempo).

 Multiprocessamento (também característica do Windows). Multiprocessamento é um computador com mais de um processador.

 Sistema Monolítico (também característica do Windows). Sistema monolítico – todos processos em um só núcleo.

 Compartilhamento de bibliotecas (também característica do Windows). É o compartilhamento de recursos com os softwares instalados no computador. Exemplo: as fontes instaladas no computador podem ser utilizadas em vários programas como Word, Excel, Power Point, Photoshop e etc.

 Capacidade de processamento 32/ 64 bits (também característica do Windows) – Há versões de 32 e 64 bits. Pode ser instalado tanto em processadores de 32 bits, como de 64 bits.

 # Superusuário (também presente no Windows, mas com o nome de Administrador) é o usuário com controle total do computador.

 $ Usuário comum (também presente no Windows, mas com o nome de Usuário Limitado) é o usuário que não tem poder para manipular todos os recursos existentes no computador.

 Interface gráfica e Prompt de comando (também existente no Windows) – É possível interagir com o Linux de duas maneiras: Pela Interface Gráfica ou Prompt de Comando (Shell, bash sh, etc).

________________________________________________________________________
Gostaria de iniciar a sua própria empresa? Clique aqui e saiba como

Comentários

comments

Leia também

comandos linux

9 comandos do Terminal Linux

Confira abaixo 9 comandos utilizados no terminal Linux: ls -> lista arquivos e pastas do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *