Início / Segurança da Informação / O que é Malware?

O que é Malware?



Malware é qualquer programa que faça o mal para o seu computador. Como o próprio nome em inglês diz, ao pé da letra, significa programa do mal, software malicioso.

Tipos de Malwares:

  • Vírus – infecta o arquivo.
  • Worm (ou Vermes) – não precisam infectar arquivos. Eles instalam um sistema completo para o seu funcionamento. Geralmente é um arquivo executável (.exe).

Características de um Worm:

    • Capacidade de se auto-duplicar (auto-propagar);
    • Capacidade de se auto-enviar para toda lista de contatos de um usuário;
  • Trojans (ou Cavalos de Tróia) – permite um estranho acessar o computador infectado ou coletar dados e enviá-los pela Internet para um desconhecido, sem notificar o usuário.

O trojan, geralmente é enviado por email como um “presente de Grego“, da mesma forma ocorreu na História de Tróia.

Exemplo de email muito comum: “Clique aqui para ver as fotos de nossa festa…” .   Com isso, o usuário tende a clicar neste link achando que realmente irá visualizar as fotos. É nesse momento que o cavalo de tróia é enviado para o computador do usuário.

O Cavalo de Tróia abre portas do computador infectado, desabilitando firewalls e anti-virus, permitindo ao invasor tomar conta deste computador.

  • Spware (programa espião) – é um programa automático que recolhe informações sobre o usuário, como sites acessados pela internet, e transmite essa informação para algúem mal intencionado, sem  o seu conhecimento e consentimento.

    A diferença do Spware para o Cavalo de Tróia é que o primeiro não possui objetivo de dominar e manipular o computador do usuário infectado, ele apenas coleta informações de seu computador.

  • Adware –  são aquelas propagandas que aparecem no computador do usuário.
  • Backdoors (porta dos fundos) – é um trecho de código mal intencionado que cria uma ou mais falhas de segurança para dar acesso ao computador à pessoas não autorizadas. O Backdoor entra pela “porta dos fundos”, através de uma brecha de segurança de um sistema.
  • Keylogger (registrador do teclado) – é um programa que tem por finalidade monitorar tudo o que é digitado. Geralmente esses programas são utilizados com objetivos ilícitos, através de spyware,  cavalos de tróia, etc.
  •  Screenlogger (registrador da tela) – é um tipo de trojan que registra cada clique do mouse dado pelo usuário e a área em volta do mouse, e as envia pela internet.

 

virus-trojans-spywares-worms

 

 

Comentários

comments

Leia também

cartao

Não consigo acessar os arquivos do cartão de memória pelo computador

O cartão de memória é um dispositivo que possibilitou a proliferação e compartilhamento de arquivos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *