Início / Sistema Operacional Windows / Por que meus arquivos não abrem com o programa correto?

Por que meus arquivos não abrem com o programa correto?



Todos os usuários estão sujeitos a passar por este tipo de problema: ao tentar abrir algum tipo de arquivo em seu computador, é surpreendido com uma mensagem de erro alegando que o mesmo não pode ser executado com o programa padrão.

Bem, para facilitar no entendimento do problema apresentado neste artigo, vamos a um exemplo:

Suponhamos que ao tentar abrir um documento de texto no computador, o programa MS Paint é aberto ao invés do Microsoft Word. Considerando que o Word é um processador de textos e o MS Paint trabalha com imagens, não é possível exibir o conteúdo do documento de texto no programa aberto – neste caso o MS Paint.

Cada programa instalado no computador está vinculado a certos tipos de arquivos. Esses arquivos se diferem quanto às suas extensões que por sua vez são usadas para identificá-los. Desta forma, cada programa possui suas extensões específicas no qual é possível trabalhar. O problema mencionado acima diz respeito exatamente ao desvínculo de uma determinada extensão ao seu programa padrão. Neste caso, torna-se necessário refazer esse vínculo.

Veja abaixo alguns dos problemas mais comuns que usuários alegam em fóruns de discussão na internet:

  • Meus arquivo em PDF não abre no Acrobat Reader;
  • Minhas planilhas não abrem no Excel;
  • Meus documentos de texto não abrem no Word;
  • Minhas imagens não abrem no programa correto;
  • Meus vetores não abrem no Corel Draw;

Essas são só algumas das situações que podem ocorrer no computador do usuário.

Para resolver o referido problema, é preciso indicar ao Sistema Operacional qual o programa correto a ser utilizado nos arquivos a serem corrigidos.

No Windows 7: Clique uma vez com o botão direito do mouse encima do arquivo a ser corrigido. Considerando o exemplo acima, este arquivo será o documento de texto. Selecione a opção Abrir com, e depois clique na opção Escolhe programa padrão. Nesta etapa, é preciso selecionar o programa padrão a ser utilizado para abrir os documentos de textos – neste caso selecionamos o Microsoft Word. Habilite a opção Sempre usar o programa selecionado para abrir este tipo de arquivo. Por fim, confirme no OK.  E pronto. A partir de agora todos os seus arquivos de texto serão abertos com o programa correto (Microsoft Word).

Obs: Ao clicar em Abrir com, caso o programa a ser selecionado não esteja constando na lista apresentada, clique no botão Procurar,  busque pelo programa instalado no computador e confirme. Se não conseguir encontrá-lo, peça a ajuda de alguém. Certifique-se de que o programa esteja instalado no computador.

Comentários

comments

Leia também

Windows-10-logo

Como criar um ponto de restauração no Windows 10?

Você que já foi usuário dos sistemas operacionais Windows XP, 7 ou Vista, provavelmente já ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *