Início / Sistema Operacional Windows / Qual a diferença entre Hibernar e Suspender o computador?

Qual a diferença entre Hibernar e Suspender o computador?



O Modo de Economia de Energia, como o próprio nome sugere, tem o objetivo de economizar energia elétrica através de alguns comandos/procedimentos em seu computador.

As opções do Modo de Economia de Energia podem ser localizadas no Menu Iniciar.

As opções são: Trocar Usuário, Fazer Logoff, Bloquear, Reiniciar, Desligar, Suspender. Em algumas edições do Sistema Operacional, haverá também a opção Hibernar. Neste artigo, vamos focar em duas opções: Hibernar e Suspender.

Qual a diferença entre Suspender e hibernar?

Modo de Suspensão: Quando o computador entra no modo de suspensão, simplesmente é ativado o modo de energia. Durante o modo de economia de energia, o monitor é desligado e algumas placas ficam desativadas, como a placa de vídeo, placa de som e placa de rede.

Ao retornar para o computador que está no modo suspenso, basta movimentar o mouse, ou clicar em alguma tecla, isso vai depender da configuração de seu sistema, se for um notebook, basta abrir a tampa, e, com isso, o monitor e todas as placas desativadas serão ligadas novamente, retornando com todas as aplicações que estavam abertas na tela.

É importante entender que no modo de suspensão, o computador não é desligado, uma vez que os programas ainda continuam em execução na Memória RAM – memória volátil. A memória volátil precisa de energia para manter os dados armazenados. Ao desligar o computador, todos os dados são apagados dessa memória e, consequentemente, os programas que estavam abertos no computador serão fechados.

Modo de Hibernação: Hibernar é o modo em que o computador é desligado. Primeiramente é criada uma imagem de todas as janelas e documentos abertos em seu computador, e depois gravada no Disco Rígido – memória não volátil. A memória não volátil não precisa de energia para manter os dados armazenados. Em seguida, após gravar a imagem, o computador é desligado. Na próxima vez que o computador for religado, a imagem será recuperada, restaurando todos os programas e arquivos que estavam abertos antes de hibernar.

O Hibernar e Suspender possuem o mesmo objetivo: economizar energia, porém, mantendo todos os programas e arquivos na tela, sem encerrá-los. As diferenças, no entanto, é que o Suspender não desliga o computador e o Hibernar desliga.

Qual é o modo que volta mais rápido ao trabalho?

Considere dois computadores com a mesma configuração e mesmos programas abertos. Um é ativado o modo de hibernação, e o outro suspensão. Ao”religar” os dois computadores, o que estiver no modo de suspensão irá retornar mais rápido, isto porque ele não está desligado, ao contrário do computador no modo de hibernação.

Qual é o modo que economiza mais energia, Suspensão ou Hibernação?

Hibernar é o modo que economiza mais energia, pois o computador é todo desligado.

Considerando que o modo Hibernar desliga o computador, qual a diferença entre as opções Hibernar e Desligar?

Quando você clica na opção Desligar, está encerrando todos os programas abertos. Já na opção Hibernar, todos os programas abertos serão salvos para serem recuperados e restaurados posteriormente.

Comentários

comments

Leia também

Windows-10-logo

Como criar um ponto de restauração no Windows 10?

Você que já foi usuário dos sistemas operacionais Windows XP, 7 ou Vista, provavelmente já ...

Um comentário

  1. Qual a diferença entre Hibernar e Suspender o computador?
    Muito importante esse esclarecimento. Obrigado pelo valioso artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *