Início / Unidades de Disco Removíveis / Qual a diferença entre os cartões de memória SD

Qual a diferença entre os cartões de memória SD



Quase todas as pessoas possuem pelo menos um aparelho com algum cartão de memória, sejam câmeras fotográficas digitais ou smartphones.

O que pouco se fala é que existem vários tipos de cartão disponíveis no mercado. E escolher um ou outro pode fazer toda a diferença no desempenho do seu aparelho.

Os cartões de memória são todos iguais, mas só do lado exterior.  O cartão de memória pode ser avaliado a partir de 03 características: memória, classe e velocidade.

Quem ainda não sabe, SD significa Secure Digital, que em português significa digitalmente seguro. Há nomenclaturas diferentes conforme a capacidade de memória do cartão.

MEMÓRIA

  • SD – são os cartões com capacidade entre 128 MB e 2 GB.
  • SDHC (High Capacity) – são os cartões com capacidade entre 04 GB e 32 GB.
  • SDXC  (Extended Capacity) – são os cartões com capacidade entre  64 GB até 2 TB.

CLASSE

A classe de um cartão de memória corresponde à quantidade de quadros por segundo que ele consegue armazenar.

Os diversos modelos existentes de cartões de memória podem ser classificados em classes que variam entre 1 e 10. As três classes mais comuns disponíveis no mercado são as classes 04, 06 e 10.

VELOCIDADE

A velocidade de um cartão de memória é um aspecto que deve ser levado em conta para quem for usar o cartão em câmeras fotográficas.

Geralmente a velocidade é expressa em megabytes por segundo. Os valores variam tanto para a taxa de gravação como para a taxa de leitura.

Os cartões mais baratos que encontramos no mercado geralmente possuem velocidade de 5 megabytes por segundo. Já os cartões mais modernos e com preços mais elevados podem atingir velocidades de até 100 megabytes por segundo.

A dica é: adquira um cartão SD com, pelo menos, 15 megabytes por segundo. Nesta velocidade é possível tirar fotos em sequência.

Outra dica é verificar no manual de sua câmera qual a classe e velocidade de cartão SD mais indicado para o equipamento.

 

Comentários

comments

Leia também

pendrive

Meu pendrive está travando muito. O que devo fazer?

Não há dúvidas de que o pendrive tornou a nossa vida mais fácil, possibilitando a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *