Início / Memórias do computador / Qual o tempo de vida útil de um pendrive?

Qual o tempo de vida útil de um pendrive?



Qual a expectativa de vida para um pendrive?

Bem, esta é uma pergunta de difícil resposta, visto que vários são as condições a serem consideradas sobre o dispositivo, tais como: marca e modelo do dispositivo, frequência de uso, forma de manuseio e ambiente no qual o dispositivo é conservado.

Geralmente, as empresas criadoras destes dispositivos removíveis informam que a sua vida útil é de 05 anos. Entretanto, este período poderá se prolongar conforme o modo e cuidado em que o mesmo for utilizado. Os ciclos de gravação e regravação podem variar entre 10 mil e 100 mil vezes. Isso, antes de começar a notificar mensagens de erro de gravação.

Ao comprar um desses dispositivos, dê preferência a marcas conhecidas e de referência, como Kingston, SanDisk, HP, Verbatim, etc). Pendrives com preços muito baixos também devem ser evitados, isso porque é grande o número de dispositivos (destas mesmas marcas) falsificados.

Além disso, a maneira de manusear o dispositivo também deve ser considerada. Por exemplo, antes de desconectar o pendrive do computador, deve-se seguir os procedimentos de segurança para a sua remoção.

É importante ressaltar que os pendrives não devem ser utilizados como ferramentas permanentes para backup, e sim como uma maneira prática e simplificada de transportar arquivos de um local para outro.

Para o caso de precisar fazer um backup de arquivos, como por exemplo um álbum de fotos, dê preferência a outros meios mais seguros, como HD Externos, DVD’s ou mesmo a famosa Cloud (Nuvem).

 

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *