Como acessar o MS-DOS?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do MS-DOS. Se sim, vamos te fazer uma pergunta: Como acessar o MS-DOS em seu computador? Além disso, você sabe o que é MS-DOS e para que ele serve? Continue lendo este post e confira a resposta.

O que é MS-DOS?

DOS é uma abreviação de Disk Operating System, tratando-se de um antigo sistema operacional, criado nos anos 80. Embora seja antigo, vários recursos existentes no sistema ainda são bastante úteis nos dias atuais. Vale ressaltar que o DOS é baseado em linhas de comandos, ou seja, ele basicamente interpreta instruções inseridas pelos usuários através do teclado.

Como você deve imaginar, o MS-DOS refere-se à versão do DOS da empresa Microsoft.

Como acessar o MS-DOS?

Antes de respondermos a essa questão, precisamos ressaltar um detalhe: O MS-DOS a partir da versão XP em diante não funciona por completo, vamos dizer assim. Ou seja, O Windows XP, Windows 7, 8 e 10 apenas conseguem simular (um prompt), de uma maneira limitada, as suas funcionalidades. Isso se deve ao fato de esses sistemas não serem mais dependentes dele, ao contrário do Windows 95 e Windows 98.

Para abrir o MS-DOS no Windows XP, siga os seguintes passo:

  • Acesse o Menu Iniciar;
  • Abra a opção Executar;
  • Digite cmd e confirme;

Para abrir o MS-DOS no Windows 7, Windows 8 ou Windows 10:

Como acessar o MS-DOS? 1
  • Acesse o Menu Iniciar;
  • No campo de busca, digite cmd;

E pronto! Você terá acesso à tela do MS-DOS.

Como acessar o MS-DOS? 2

Bem, já respondemos ao objetivo proposto pelo título deste artigo. Entretanto, há mais informações úteis e interessantes a respeito deste antigo sistema operacional. Confira abaixo informações complementares do MS-DOS.

Como funciona a execução dos comandos no MS-DOS

Ao acessarmos o prompt de comando, ou seja, ao abrirmos a tela do MS-DOS, podemos notar um cursor piscante. Isso quer dizer que ele está aguardando o recebimento de alguma instrução. Ao digitar uma instrução específica, ele irá interpretá-la retornando o seu respectivo resultado. Caso o usuário entre com uma instrução inválida, será retornado um erro indicando que a linha digitada não foi reconhecida.

Para conhecer a listagem completa dos comandos que são interpretados pelo MS-DOS, basta digitar help e confirmar na tecla ENTER. Faça um teste e veja que interessante.

Clique no link abaixo para conferir outras matérias sobre MS-DOS:
https://www.cursosdeinformaticabasica.com.br/ms-dos/

Esperamos que você tenha gostado dessa matéria a respeito do antigo sistema operacional do Windows. Clique em curtir no final desta página para contribuir com o portal. =D

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.