Como consertar as fontes serrilhadas no Google Chrome?

Pessoal, alguns usuários estão passando pelo seguinte problema: ao abrir o navegador Google Chrome em seu computador com sistema operacional Windows 10, as fontes dos textos dos sites ficam serrilhadas. Uma das causas para este problema pode estar ligado à resolução do vídeo do computador do usuário. Ou então, à falta de algum driver específico e adequado para a sua placa de vídeo. Entretanto, o fato é que nem sempre este problema estará ligado à configuração do computador em si, ou seja, existem também outros motivos que podem ocasionar o problema em questão.

Antes de montar este post explicando o que pode ser feito para corrigir de vez este problema, ressaltamos que fizemos diversas pesquisas pela Internet, e até o momento da postagem deste artigo, somente alguns portais estrangeiros apontaram o que podia ser feito para sanar o problema da fonte serrilhada. Em nenhum outro site especializado de dicas de informática, incluindo até mesmo vídeos do Youtube, não conseguimos encontrar este caminho que iremos apontar aqui. Continue lendo este post e saiba já qual é a solução.

Como corrigir as fontes serrilhadas no meu Google Chrome

Bem, por incrível que pareça, a solução para este problema está exatamente nas configurações internas do navegador Google Chrome. Estas configurações não podem ser acessadas diretamente através das ferramentas visíveis para o usuário. É necessário digitar na barra de endereços a seguinte linha:

chrome://flags/

Ao acessar este endereço, você terá acesso a vários parâmetros de configuração do Google Chrome. Estas configurações não devem ser alteradas, uma vez que podem comprometer o bom funcionamento do navegador. Iremos então modificar apenas um parâmetro específico.

Como consertar as fontes serrilhadas no Google Chrome? 1

Localize o item denominado Override software rendering list (#ignore-gpu-blacklist). Ele está localizado bem no início da tela. Tudo o que você tem que fazer é habilitá-lo. Altere a sua opção para ENABLED. E pronto. O navegador deverá ser reiniciado para que as mudanças sejam efetivadas. Com isso, faça um teste novamente e veja se as fontes voltaram à sua aparência normal.

Um detalhe importante que devemos ressaltar é que o Google Chrome está em constante evolução, isto é, pode ser que daqui um tempo o parâmetro mencionado acima deixe de existir, ou até mesmo receba um outro nome. Estamos utilizando a versão 71 do Google Chrome para fazer esta postagem. Caso você não tenha conseguido identificar estas opções mostradas, provavelmente é porque você esteja usando uma versão bem antiga do navegador ou uma versão bem mais recente, que não utilize mais este parâmetro.

Configurações de Desempenho do Windows podem ocasionar fontes serrilhadas

Se o problema com as fontes serrilhadas persistir em seu computador, é interessante que você verifique também  as configurações de desempenho de seu Windows 10. Clique com o botão direito encima do ícone “Computador”, e acione “Propriedades”. Na janela que abrir, clique na aba/guia “Avançado”, e na seção Desempenho, clique em Configurações. Na tela que surgir, observe que haverá uma listagem com diversas opções. Certifique-se de que a a opção Usar fontes de tela com cantos arredondados esteja marcada. Isso fará com que a fonte serrilhada do Google Chrome, Mozilla Firefox, entre outros programas do computador fiquem normais.


Esperamos que você tenha gostado desta preciosa dica. Se puder, ajude-nos clicando no botão curtir localizado no topo desta postagem. Seu feedback é muito importante para que nós continuemos criando conteúdo relevante para o nosso blog. Um grande abraço e até a próxima!

1 COMENTÁRIO

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.