Qual o tamanho de uma folha A4 em pixels?

Se você está confuso sobre qual é o tamanho da folha A4, continue lendo este post e conheça as dimensões deste tipo de papel e dos demais da Série A. Nesta leitura, você poderá conferir também algumas curiosidades interessantes sobre os tamanhos do papel, características e a origem do papel.

Antes de fornecermos a informação das dimensões desse papel, é importante que você entenda a unidade de medida Pixel.

O pixel é o menor elemento encontrado tanto em fotos como também em monitores de computador. É possível atribuirmos cores a esses minúsculos pontos para formarmos os mais diversos tipos de imagens. Ou seja, uma imagem nada mais do que a representação organizada de um conjunto de pixels.

Para quem não sabe, 1 cm equivale a 28,34 pixels. Sendo assim, 1 mm equivale a 2,83 pixels.

Agora sim podemos voltar a falar da folha A4 e suas medidas. Confira abaixo o tamanho da Folha A4:

Qual é o tamanho da Folha A4 em Pixels

Uma vez que você já é capaz de entender a relação entre pixels e centímetros, poderá entender mais facilmente as dimensões do papel A4:

2480 px de largura e 3508 px de altura

Tamanho da Folha A4 em Centímetros

21 cm de largura e 29.7 cm de altura

Tamanho da Folha A4 em Milímetros

210 mm de largura e 297 mm de altura

Qual o tamanho de uma folha A4 em pixels? 1
Dimensões da folha A4

Nos dias atuais, a composição dos nomes da maioria dos tipos de papéis existentes é formada de letras e números. Os papéis A2 e A3, por exemplo, são bastante utilizados na impressão de cartazes. Para quem não sabe, ao juntar dois papéis do tipo A4, forma-se o papel A3. A maioria das impressores mais populares, existentes nas casas e grande parte das empresas, são configuradas para utilizar o formato  A4. Para a impressão de papéis maiores, como o A2 e A1, por exemplo, torna-se necessário utilizar impressoras mais específicas, encontradas geralmente nas gráficas.

Confia as medidas em pixels dos principais formatos da série A:

Tamanho da Folha A0:

9933 px de largura e 14043 px de altura

Tamanho da Folha A1:

7016 px de largura e 9933 px de altura

Tamanho da Folha A2:

4960 px de largura e 7016 px de altura

Tamanho da Folha A3:

3508 px de largura e 4960 px de altura

Tamanho da Folha A4:

2480 px de largura e 3508 px de altura

Tamanho da Folha A5:

1754 px de largura e 2480 px de altura

Confira abaixo as dimensões em mm de todos os formatos da série A:

Folha A0 = 841×1189 mm
Folha A1 = 594×841 mm
Folha A2 = 420×594 mm
Folha A3 = 297×420 mm
Folha A4 = 210×297 mm
Folha A5 = 148×210 mm
Folha A6 = 105×148 mm
Folha A7 = 74×105 mm
Folha A8 = 52×74 mm
Folha A9 = 37×52 mm
Folha A10 = 26×37 mm
Folha A11 = 18×26 mm
Folha A12 = 13×18 mm
Folha A13 = 9×13 mm

Se você trabalha com design gráfico, é recomendado que você domine bem o tamanho da folha A4, assim como os demais formatos indicados acima. Ao criar um banner ou folder, por exemplo, muitas vezes a folha A4 é sempre o tamanho utilizado como base.

CorelDraw, Adobe Fireworks, Adobe Photoshop e Adobe Illustrator são exemplos de programas bastante comuns utilizados pelos profissionais para o desenvolvimento de trabalhos gráficos e edição de imagens. Há também o Photoscape, tratando-se de um editor de imagens caracterizado pela facilidade de uso e por oferecer uma boa quantidade de recursos. Quando levamos em conta o tamanho da folha configurado no painel de criação desses programas, conseguimos criar trabalhos mais padronizados, facilitando também na hora da impressão.

Curiosidades sobre o papel da série A

Agora que você já sabe qual o tamanho de uma folha A4 em pixels, milímetros e centímetros, vamos falar de algumas curiosidades sobre o papel da série A.

Os papéis da série A, como o A4, são os mais usados no mundo inteiro. Alguns países não adotam este tipo de papel como os Estados Unidos. Nos EUA, eles utilizam um outro tipo de papel com outras características e proporções, que é o Papel Letter.

Muitas pessoas pensam que o papel A4 tem este nome devido à sua semelhança com um retângulo de ouro. Entretanto, isso não é verdade, uma vez que o papel A4 assemelha-se a um retângulo de prata, que é um retângulo com outras medidas. Neste retângulo, quando dividimos o seu lado maior pelo lado menor, o resultado é 1,6180, valor aproximado da raiz quadrada de 2. Ficou complicado entender? Vamos explicar mais detalhadamente para você entender o que estamos dizendo. Conforme mencionado mais acima nesta postagem, o lado maior do papel A4 mede 297 mm, enquanto o lado menor da folha A4 mede 210 mm. Ao dividir 297 por 210, encontramos 1,4142…  A raiz quadrada de 2 também é 1,4142. Então, você está se perguntando: por que utilizamos um retângulo com estas proporções, que resulta na raiz quadrada de 2? A resposta é bem interessante. Quando dividimos a folha A4 em duas parte iguais, considerando o seu lado maior, formam-se dois retângulos proporcionais ao retângulo maior, gerando uma nova medida do papel. Ou seja o papel A4 dobrado ao meio forma 2 papéis A5. Ao comparamos o papel A4 com o papel A4, acontece exatamente a mesma coisa.  A folha A3 é exatamente o dobro do papel A4.  E assim, sucessivamente…

Você sabia? Uma árvore de eucalipto rende 50 pacotes de 500 folhas A4, totalizando 25 mil folhas de papel.

A folha A4 é o modelo mais comum utilizado nas empresas e no ambiente doméstico. A maioria das impressoras utilizam o tamanho A4 como dimensão padrão para impressão de documentos e fotos. Isso não significa que você não possa utilizar outros formatos. Verifique o manual de sua impressora e veja quais os tamanhos compatíveis com o seu dispositivo.

Qual o tamanho de uma folha A4 em pixels? 2

Qual o tamanho de uma folha A4 em pixels? 3

Consumo de papel

Uma das principais causas para o desmatamento do nosso planeta está relacionado com os gastos em papel. Cada brasileiro consome cerca de 44 kg de papel por ano, que corresponde a meia árvore. A cada 50 kg de todo papel que é reciclado, uma árvore deixa de ser cortada. E uma tonelada de papel reciclado preserva aproximadamente 22 árvores. As árvores para a fabricação de papel crescem em aproximadamente 6 anos.

Origem e história do papel

Se você chegou neste post apenas com o intuito de saber qual é o tamanho da folha A4, certamente já aprendeu diversas coisas interessantes sobre os diversos tipos de folhas. Confira abaixo um pouco sobre a sua origem.

Você sabia que o termo papel tem relação com uma planta existente no Egito, nas margens do Rio Nilo? Através desta planta, extraia-se fibras para a produção de cordas, pequenas embarcações e folhas para escrever. Continue lendo essa postagem e saiba um pouco sobre as origens do papel.

Antes da existência das folhas, o homem usou diversas formas para escrever e desenhar. Os homens primitivos usavam as paredes das cavernas. Muito tempo depois, na Índia, foram usadas as folhas de palmeira. Já os astecas faziam anotações em seus livros de matemática e astronomia em cascas de árvore.  Os egípcios inventaram o papiro, que era bem parecido com o papel que conhecemos hoje, porém, era bem frágil.

Os chineses foram os primeiros a fabricarem o papel que nós conhecemos. Ele era feito com fibras de bambu ou seda. Em 1690 o papel deixou de ser um negócio da China para ser um negócio mundial. Foi quando os americanos fizeram uma primeira fábrica de papel. E hoje, o nosso mundo não vive sem o papel. O papel A4 é apenas um dos diversos tipos de papéis existentes. O que seríamos de nós sem livros, revistas, jornais e dinheiro?  Até mesmo o papel higiênico é um outro tipo de papel de extrema importância para todos nós.

A maioria dos papéis, como o papel A4 (Folha A4) são produzidos a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto, árvore de origem australiana. As toras deste tipo de árvore chegam das fazendas e são descarregadas nas indústrias de papel. Uma esteira leva a madeira para ser descascada e picada. Então, a madeira é cozida e produz a celulose.  A esta altura, muitos devem estar se perguntando: O que é celulose? Celulose é o nome de uma pasta extraída do eucalipto. Esta pasta, por sua vez, irá se transformar no papel. A celulose é misturada em produtos que contribuem para deixá-la mais branca. Toda esta massa misturada é preparada para entrar em uma máquina de papel que realiza todo o processo de produção da folha. Nesta máquina,  as folhas são geradas em um tamanho bem extenso. Elas são prensadas e, em seguida, são direcionadas para os secadores. Na sequência, as folhas são alisadas por uma ferramenta parecida com o ferro de passar, chamada calandra. O papel é então enrolado para posteriormente ser cortado nos mais diferentes tamanhos e formas. Só depois do corte, o papel é empacotado para ser vendido.

É importante lembrar que nem todo o papel é feito de madeira que vem de uma floresta natural, e sim de uma plantação, como se fosse uma plantação de cana ou plantação de feijão.

Vale ressaltar que cada tipo de papel passa por um processo de fabricação diferente, cada um com outros materiais misturados e corantes para colorir. E não pense que estamos nos referindo apenas aos papéis A0, A1, A2, A3, A4 ou A5. Existem também uma outra variedade de tipos de papéis como cartolina, papel de seda, papel almoço, papel manteiga, papel alumínio, papel couchê, jornal, papel, higiênico, papel carbono, e o papel reciclado. O Papel reciclado é possível a partir do reaproveitamento do papel antigo. Isso contribuí para a preservação de árvores e assim, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Agora já sabemos de onde vem o famoso PAPEL A4:

Resumindo: O papel A4 vem da madeira do eucalipto. Uma vez que esta madeira foi cortada, ela é descascada, picada, prensada, enrolada, cortada e transportada até nós.

Está curtindo este post sobre o tamanho de uma folha A4 em pixels? Verifique abaixo mais informações interessantes sobre o papel.

Conhecendo os diferentes tipo de papel

Não basta estarmos por dentro apenas sobre os tamanhos de um papel. É preciso também conhecer os tipos de papel existentes no mercado. Confira alguns:

  • Jornal: é um papel utilizado para a impressão de revistas e jornais;
  • Offset: é um papel utilizado na impressão offset (processo de impressão que consiste na repulsão entre água e gordura), para impressão de revistas, livros e catálogos;
  • Fotográfico: é um papel apropriado para impressão de fotos, possuindo várias gramaturas e dimensões, e pode ter uma camada brilhante ou fosca;
  • Couchê: é um papel que possui um revestimento de polietileno, bastante resistente.  Pode ter uma camada brilhante ou fosca;
  • Revista: é um papel de baixa qualidade de impressão, usado para impressões com descarte rápido;

Um recado para finalizar esta longa postagem sobre tamanho do papel

Não há dúvidas de que o papel é um material fundamental para o cotidiano de todos nós. Entretanto, precisamos ter em mente que existe muitas formas de evitar o seu desperdício, reduzindo não apenas o corte de árvores, mas também o consumo de água e energia. Para finalizar esta postagem, o portal Dicas de Informática Básica registra aqui um recado para todos os seus visitantes: Utilize o papel com consciência! Se cada um de nós fizer a sua parte, estaremos contribuindo fortemente para a preservação de nossas florestas e, claro, o mundo irá agradecer! Você pode também utilizar os dois lados do papel para aproveitá-lo ao máximo. Antes de imprimir um documento qualquer em sua impressora, certifique-se de que ele tenha sido revisado e esteja pronto para impressão. É muito comum as pessoas realizarem a conferência do texto após o documento ser impresso. Isso é um hábito que deveria ser quebrado, uma vez que, ao encontrar erros no texto impresso, é necessário refazer a sua impressão. Se puder, dê preferência também aos papéis reciclados. Cada ação é válida e estará ajudando o nosso planeta.

Se você gostou desta longa matéria “Qual o tamanho de uma folha A4 em pixels?”, curta esta postagem clicando no botão curtir logo no final desta postagem. Com isso você estará contribuindo para que a nossa equipe continue criando conteúdo no blog. Explore também outras postagens deste portal. Temos a certeza de que há muita informação interessante para você aprimorar cada vez mais o seu conhecimento.


Adquira já um dos cursos mais vendidos no mercado que irá ensinar todas as técnicas e conceitos para você abrir o seu negócio na internet. Clique aqui e saiba mais.

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.