Business intelligence (Inteligência de negócios) é uma combinação de processos, técnicas e ferramentas para aumentar a vantagem competitiva de um negócio usando os dados de forma inteligente para tomar decisões melhores e com mais rapidez.
Quais são os processos que os administradores necessitam estabelecer para que a business intelligence se torne uma realidade?
Para usar inteligentemente a informação, os administradores de negócios necessitam, inicialmente, criar um plano de BI. Este plano irá estabelecer o BI como um objetivo, identificar os componentes que precisam estar presentes, criar um orçamento para software, hardware e treinamento que podem ser necessários e estabelecer indicadores para medir o sucesso da iniciativa.
A implementação do plano requererá diversos processos. Muitos destes enquadram-se no conceito de gestão do conhecimento. Eles incluem identificar qual informação é importante para o processo da tomada de decisão, promover uma cultura de intercâmbio de informações e conhecimento, projetar e implementar sistemas para automatizar a retenção das informações importantes e projetar e implementar sistemas para simplificar o acesso à informação por aqueles que necessitam dela. Além das práticas de gestão do conhecimento, o BI requer a identificação e armazenamento das informações competitivas importantes.