Ao falarmos sobre rede de computadores, podemos dizer que diversos recursos estão envolvidos neste processo. Entre eles, destaca-se o conhecido DHCP, assunto principal desta matéria do portal Dicas de Informática Básica, tratando-se de um protocolo que iniciou o seu trabalho na década de 30. Para mais detalhes sobre o que é DHCP, continue lendo este post.
O que é DHCP?
DHCP, sigla de Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que visa oferecer configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede.
Toda vez que um usuário se conecta à internet, o seu computador recebe um número, conhecido como IP. Esse IP é variável, ou seja, cada vez que o usuário acessa a internet, é gerado um número IP diferente. Esse processo é conhecido como IP dinâmico ou IP variável. O protocolo responsável em gerar este número IP é o DHCP.
OBS: O endereço IP pode ser designado de maneira fixa ou variável. O DHCP é o protocolo responsável por designar endereços IP variáveis.
Para que serve o DHCP?
Se não existisse o protocolo DHCP, o trabalho para configuração de uma rede seria, digamos, complicado. Imagine uma rede contendo 400 computadores, no qual é necessário configurar máquina por máquina com o objetivo de conectar-se uns aos outros e com a própria internet. O DHCP veio para simplificar este trabalho.
Como funciona o DHCP?
O DHCP disponibiliza um servidor com o intuito de distribuir de maneira automática endereços IP específicos a cada um dos computadores que estão ligados à rede. Tal distribuição de IPs é realizada em um intervalo pré-configurado no servidor. Uma vez que um dos computadores for desconectado da rede, o seu IP é liberado para utilização em outro computador.