No Sistema Operacional Windows, existe um conceito nos parâmetros de rede chamado Locais de Rede.
Mas afinal, o que significa Locais de Rede?
Locais de Rede é uma coleção de redes e configurações de compartilhamento que são aplicadas em uma conexão de rede existente.
Os locais de rede podem ser protegidos por um senha, que pode ser modificada a qualquer momento. Os arquivos que você compartilha em sua rede não podem ser manipulados por outros usuários da rede, a não ser que você atribua permissão para isso.
A partir do momento em que você cria ou ingressa a um local de rede, poderá selecionar quais as bibliotecas (como Imagens e Documentos) gostaria de compartilhar. É possível limitar o acesso a apenas alguns arquivos de seus computador.
Cada vez que você se conecta a uma nova rede no Windows 7, será solicitado selecionar um local de rede. Nesta versão do Sistema Operacional, as opções são:
- Rede Doméstica
- Rede Corporativa
- Rede Pública
De acordo com o ambiente no qual o usuário está se conectando, recursos como compartilhamento de arquivos e de impressão e outros parâmetros de rede poderão ser ativados ou desativados. Ao criar uma rede em sua residência, por exemplo, deverá optar pela opção Rede Doméstica.
No Windows 8, existem apenas dois perfis:
- Privado
- Público.
Nesta versão, quando você se conecta a uma nova rede, será perguntado se quer buscar por computadores, dispositivos e outros aparelhos conectados em sua rede. Se você está conectando em uma rede familiar ou em uma rede de confiança, poderá clicar em SIM, e o perfil de rede privada será ativado para sua conexão.
Como descobrir o local de Rede configurado em sua rede atual?
- Acesse o Painel de Controle, Central de Redes e Compartilhamento;
- Na tela que abrir, há a seção chamada Exibir redes ativas. Você poderá verificar o nome da rede e o tipo de local configurado.
Lembre-se que no Windows 8 há somente dois valores para a rede local – Privado e Público. enquanto no Windows 7 você poderá ver três valores (Rede Doméstica, Corporativa e Pública).