O que são processos do Windows e para que servem?

Por acaso você já ouviu falar sobre processos de um sistema operacional? Se você tem o hábito de utilizar o computador no seu dia-a-dia, é bem provável que já tenha se deparada com o termo Processo. Nesta postagem iremos fazer uma abordagem básica sobre o conceito de processos do Windows.

O que são processos do Windows e para que servem?

Apesar da pergunta acima mencionar o Windows, é importante ressaltar que os processos fazem parte de qualquer sistema operacional. Portanto, quando dizemos processos do Windows, entenda que estamos nos referindo a processos de qualquer sistema operacional.

De uma maneira resumida, pode-se dizer que os processos referem-se à tarefas que estão em execução em um computador. Por exemplo, ao iniciarmos um determinado programa, vários processos são executados em paralelo para possibilitarem o funcionamento do programa em questão. Dessa maneira, podemos complementar que, um programa pode possuir vários processos relacionados a ele. Vamos dar um exemplo do navegador Mozilla Firefox. Para cada guia aberta no aplicativo há um processo correspondente. Desse modo, as guias podem ser gerenciadas separadamente e não dependem uma das outras para funcionarem corretamente.

No entanto, é importante ressaltar que, apesar de os processos representarem tarefas que estão em atividade, nem todas elas possuem vínculo direto com alguma aplicação. Vários processos são executados em segundo plano com o intuito de manter o sistema funcionando corretamente, realizando diversas funções, como gestão de redes, memória, disco, entre outros.

Confira outras definições para processos:

  • Processo corresponde a uma instância de uma aplicação que está sendo sendo executada no sistema operacional;
  • Os programas de computador são constituídos por um coleção passiva de instruções. Já os processos referem-se à execução real dessas instruções;
  • O Processo consiste no ato de manipular, alterar ou visualizar dados;
  • Em geral, processos referem-se a um conjunto de regras pré-determinadas que devem ser seguidas;
  • Os processos são programas que executam alguma ação específica, podendo ser administrados de algum modo, seja pelo aplicativo correspondente, pelo usuário ou pelo próprio Windows.

Quais são os estados de um processo?

Agora que já explicamos o que  é um processo, vamos abordar um pouco sobre os estados de um processo.

O que são processos do Windows e para que servem? 1

O processo do Windows passa por diferentes estados desde o seu “nascimento” até a sua “morte”. No momento em que um processo é iniciado, o seu estado é “Novo”. Quando o processo começa a agir, o seu estado é alterado para “Executando”. Quando o processo necessita da ação de algum evento, ele passa para o estado “Esperando”. E por fim, quando ele não tem mais utilidade, ele passa para o estado “Terminado”.

Gerenciador de Tarefas do Windows

Uma vez que você compreende mais sobre processos do Windows, poderá entender melhor a finalidade do Gerenciador de Tarefas do Windows.

Para acessar o Gerenciador de Tarefas do Windows, utilize a seguinte combinação: Ctrl+Alt+Del e clique na opção Gerenciador de Tarefas.

Após acessar o Gerenciador de Tarefas, você poderá clicar na guia Processos. Nesta etapa, você terá acesso à lista de todos os processos em execução no seu sistema operacional.

Observe que, para cada linha existente, há o nome do processo, nome do usuário e dois indicadores, sendo um para CPU e outro para memória. Esses indicadores são essenciais para garantirmos que tudo está funcionando de maneira adequada.

Problemas com processos

O Google Chrome é um bom exemplo para ilustrarmos um problema com processos. Suponha que você tenha fechado o Google Chrome, e em seguida, tentou abri-lo novamente, só que nada acontece. Então, uma mensagem de erro é apresentada indicando que já existe uma instância do programa em execução. Neste caso, não há nada com que se preocupar. Isso pode ser explicado devido ao fato de o processo não ter sido finalizado corretamente após a finalização do programa. Para corrigir esse problema, basta você abrir o Gerenciador de Tarefas, localizar e finalizar o Google Chrome.

A partir do exemplo citado acima, você poderá usufruir mais dos benefícios do Gerenciador de Tarefas. Agora já não será necessário reiniciar o computador todas as vezes em que o seu programa não responder, bastando finalizar o processo correspondente.

Se você gostou dessa matéria abordando um pouco sobre o conceito de processos do Windows, clique no botão curtir no final desta página para ajudar a compartilhar essa informação com outras pessoas.

O que são processos do Windows e para que servem? 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.