Um armazém ou depósito de dados, ou data warehouse, é um banco de dados de abrangência empresarial, projetado para suportar um serviço de inteligência de negócios e gestão do processo de tomada de decisão em vez de atender às necessidades operacionais.
Apesar de um data warehouse poder conter cópias de dados de algumas transações recentes, a maioria de seu conteúdo refere-se a dados históricos e de resumos, agregados em vários níveis e ao longo de várias dimensões. Por exemplo, ele pode conter vendas diárias, semanais e mensais por loja, estado, país e região. Ele pode também agregar vendas por produto, grupos de produto e unidade de negócios. Da mesma forma, ele pode agregar vendas por tipos de cliente.
O que é um data mart?
Um data mart é semelhante a um data warehouse, porém, fornece dados de resumo e histórico para o serviço de inteligência de negócios e para o processo de tomada de decisão para um único departamento ou divisão em vez de uma organização inteira. Os data marts custam menos para serem desenvolvidos e operados do que os data warehouse e podem ser construídos mais rapidamente. Os projetistas podem mais facilmente satisfazer às necessidades dos administradores que os querem, sem tomar o limitado tempo dos administradores que não os usarão.