No mundo de hoje, um sistema de gestão de banco de dados está no coração de quase toda aplicação de software de negócios. As razões são simples:
- Um banco de dados fornece um repositório coerente, único, para as informações organizacionais;
- Um DBMS reduz tempo e esforço de programação ao executar muitas das funções que os programas aplicativos, de outra forma, teriam que executar;
Repositório Único
Sem um repositório consistente e organizado de dados, cada programa aplicativo seria responsável pela sua coordenação com todos os demais aplicativos que necessitassem acessar os dados que ele coleta ou usa.
Quando um cliente faz um pedido, por exemplo, o software de recepção de pedidos executa a tarefa inicial de registrar o pedido e comunicar-se com o cliente. Entretanto, as informações associadas ao pedido também são usadas pelos programas de faturamento, pelo programa que organiza a produção do produto solicitado, pelo programa que encomenda os suprimentos necessários à produção do produto, pelo programa que prepara a remessa e por vários outros. Construir tais programas na ausência de um repositório de dados coordenado é quase impossível, porque há interações demais entre eles.