Áreas de abrangência das redes

As redes também podem ser caracterizadas em termos de área abrangente, tais como:

LAN (Local Area Networks) – é um grupo de computadores e periféricos que compartilham, em uma mesma linha de comunicação, os recursos de um servidor, como processador e discos rígidos.

Um bom exemplo é uma rede de uma pequena empresa, em que as estações de trabalho compartilham um único computador (servidor).

Geralmente, no servidor, estão guardados dados que são acessados por diversas estações de trabalho. A LAN pode ser utilizada tanto em uma rede pequena (doméstica), com dois ou três computadores conectados, como em redes maiores por centenas de usuários.

Em redes domésticas, é comum utilizar as próprias estações de trabalho como servidores, podendo compartilhar alguns recursos, como processador, espaço em disco, conexões, aplicativos e muito mais.

MAN (Metropolitan Area Network) – é uma rede que interliga estações em uma área geográfica maior do que a coberta por uma LAN, também compartilhando recursos destes computadores, mas, ao mesmo tempo, é menor que a área de abrangência de um WAN. Na verdade, a MAN é a conexão de uma rede LAN com outra. Exemplo: Campus Universitário, onde prédios com LAN’s distintas comunicam-se.

Áreas de abrangência das redes 1

WAN (Wide Area Network) – é uma rede de telecomunicações geograficamente dispersa. Geralmente, uma WAN tem linhas de conexão privadas que são compartilhadas por outras redes. Uma rede também pode ser caracterizada pelo tipo de transmissão de dados, pelo que trafega na rede (voz ou dados), por quem pode utilizar a rede (pública ou privada), pela natureza de conexão (discada, dedicada, conexão virtual, etc), e pelo tipo físico dos links (fibra ótica, cabo coaxial, par trançado, wireless (comunicação sem fio).

lan man wan

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.