Como criar um arquivo de texto ou planilha com o Google?

Atualmente, não há dúvidas de que as ferramentas disponibilizadas na nuvem tornam o nosso dia-a-dia bem mais prático. Os serviços de Cloud, por exemplo, possibilitam que nossos arquivos pessoais estejam sempre acessíveis a um clique, bastando apenas um dispositivo com acesso à internet. Vamos falar nesse post sobre duas ferramentas poderosas do Google. São elas:

  • Documento do Google
  • Planilha do Google

O Google permite que você crie arquivos de texto e planilhas de maneira rápida e fácil, utilizando apenas o seu navegador de internet e sem precisar recorrer a programas instalados no computador, como o Microsoft Word e Microsoft Excel. Basta ter uma conta do Google e acessar os seus serviços.

Como acessar e criar um arquivo de texto ou planilha com o Google?

Após estar logado em sua conta do Google, você poderá acessar o seguinte link para começar a trabalhar com documentos de texto:

https://www.google.com/intl/pt-BR/docs/about/

Para trabalhar com planilhas, parecidas com aquelas que você utiliza no famoso e popular Excel, acesse o seguinte link:

https://docs.google.com/spreadsheets/u/0/?tgif=d

Se preferir, pode também acessar o seu Google Drive, através do seguinte link:

https://drive.google.com/drive/my-drive

Após acessar o Google Drive, basta você dar um clique com o botão direito encima da tela para criar documentos de textos e planilhas, conforme mostrado na imagem abaixo.

Como criar um arquivo de texto ou planilha com o Google? 1

Quais as vantagens de se utilizar o Google Docs e Google Planilhas?

Como dissemos acima, as ferramentas de textos e planilhas do Google funcionam a partir das nuvens. Você poderá acessar seus arquivos de qualquer local, bastando apenas ter um computador ou smartphone com acesso à internet. Além disso, é possível compartilhar os seus arquivos com outras pessoas, possibilitando que todos trabalhem de maneira coletiva e participativa, tendo em vista que haverá um espaço propício à produção de conteúdo colaborativo.

Como criar um arquivo de texto ou planilha com o Google? 2

Se você quiser fazer proveito dos recursos modernos da internet, é imprescindível que você tenha uma conta do Google. Isso porque, além de ter acesso a um conjunto de ferramentas para te auxiliar nas tarefas e trabalhos, seja você um aluno de faculdade ou mesmo um gerente de alguma empresa, você poderá também ter acesso aos seus dados de maneira mais ágil, como por exemplo,  carregar a sua barra de favoritos usando um computador de terceiros, ou então visualizar o seu histórico de navegação do Google e Youtube.

À medida que os arquivos vão sendo alterados, sejam eles documentos de texto ou planilhas, são salvos automaticamente. Não há botão para salvar, tudo é feito de maneira instantânea e em tempo integral. Trata-se de um grande presente para os usuários que não têm o hábito de ficar salvando a edição de seus arquivos e que, consequentemente, acabam perdendo os seus trabalhos por este descuido.

Após você e seus parceiros efetuarem modificações nos arquivos, haverá a possibilidade de acessar o histórico de revisões do arquivo e dessa forma você poderá acompanhar a evolução de seu trabalho, bem como monitorar as pessoas que efetuaram cada modificação.

É importante ressaltar também que os arquivos são compatíveis com o pacote Office. Você poderá converter o seu arquivo de texto do Google para abrir no Microsoft Office e vice-versa. Isso também aplica-se para as planilhas do Google com a ferramenta Microsoft Excel.

E por último, e não menos importante: Essas ferramentas do Google são totalmente gratuitas. Você não irá pagar nada para utilizar seus serviços.

Existe alguma recomendação a respeito do uso de documentos e planilhas do Google?

Essa pergunta é de grande importância, uma vez que estamos falando de informações que estão armazenadas em nuvem, isto é, os dados podem ser acessados mediante a entrada de um login e senha. Neste ponto, ressaltamos que o usuário deve evitar de acessar o seu e-mail, conta do Google, ou qualquer outro serviço que exija o login e senha, utilizando um computador público. Lembre-se que, da mesma forma que os serviços online estão disponíveis para facilitar o nosso dia a dia, é preciso levar em conta também que a segurança de seus dados pode ser comprometida quando não existe bom senso no uso adequado da ferramenta. Portanto, utilize apenas equipamentos de procedência confiável. Além disso, ao encerrar o seu acesso em um computador de terceiros, certifique-se de fazer o logout de sua conta, clicando no botão SAIR próprio do serviço. Siga estas dicas para garantir mais segurança para as suas informações e evitar eventuais dores de cabeça.

Esperamos que você tenha curtido essa postagem. Contribua com o nosso blog clicando no botão curtir localizado no início desta página.

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.