Como enviar fotos pelo WhatsApp sem perder a qualidade?

Ninguém tem dúvidas de que o WhatsApp é o aplicativo mais popular para troca de mensagens nos dias atuais. Ler as mensagens após acordar na parte da manhã e utilizar o aplicativo durante o dia já são hábitos já consagrados da maioria dos brasileiros que possuem um smartphone. Nesse artigo, vamos mostrar como é possível encaminhar fotos pelo WhatsApp mantendo a sua qualidade original. Continue nessa leitura e confira!

Um resumo sobre funcionalidades do WhatsApp

Trocar mensagens no formato de texto é apenas umas das  diversas funcionalidades oferecidas pelo aplicativo WhatsApp. Como sabemos, é possível também compartilhar imagens, vídeos, arquivos de áudio e documentos em geral, tudo de maneira instantânea e apenas com algumas ações.

Enfim, o WhatsApp veio para facilitar a vida das pessoas, uma vez que simplificou  e otimizou diversos processos rotineiros do nosso cotidiano. Vamos a alguns exemplos: Quando precisamos enviar uma cópia de nosso comprovante de residência para alguém, podemos simplesmente tirar uma foto do documento e enviá-lo através do aplicativo. Isso descarta a necessidade de recorrermos a um scanner e realizarmos o trabalho por meio de um computador. Claro que, em determinadas situações, pode ser necessário recorrer a esse meio para se obter um resultado melhor. Mas, em boa parte dos casos, podemos simplesmente utilizar o nosso dispositivo móvel para realizar esta tarefa.

Um outro exemplo: Na época em que as máquinas digitais estavam no auge, você lembra qual era o procedimento padrão para compartilhar as fotos com ouras pessoas? Sim, também era preciso recorrer a um computador para descarregar as imagens tiradas. A partir de então, era possível publicar em redes sociais e também enviá-las através de emails.

Uma vez que o WhatsApp surgiu em nossas vidas, tudo o que temos que fazer é tirar as fotos com o nosso smartphone e encaminhá-las através do aplicativo. Como um passe de mágicas!

Enviando imagens pelo WhatsApp

Muita gente não sabe que, ao enviar uma foto qualquer para alguém através do WhatsApp, o aplicativo irá primeiramente reduzir o tamanho da foto, e só partir disso que ela é encaminhada. Isso faz com que a foto fique mais leve e o compartilhamento aconteça de uma maneira mais ágil. Nesse caso, quando a imagem é acessada apenas pelas telas dos dispositivo móveis, essa redução no tamanho é praticamente despercebida pelos usuários. O problema ocorre quando enviamos a imagem reduzida pelo aplicativo para o nosso computador. A perda de qualidade da imagem fica mais visível. 

Em qual situação precisamos de uma foto em sua qualidade original?

Bem, existem algumas situações em que é importante preservarmos a qualidade original de uma imagem. Por exemplo, se a imagem for utilizada para a criação de um outdoor, ou até mesmo para um folder, é altamente recomendado que a imagem esteja em alta resolução.

Como enviar fotos pelo WhatsApp sem perder a qualidade? 1

Vamos supor que precisamos incluir uma determinada imagem do WhatsAPp dentro de um site. Neste caso, dependendo do tamanho em que a imagem irá aparecer no site, é recomendado que seja utilizado uma imagem com qualidade superior àquela utilizada no compartilhamento da imagem pelo WhatsApp.

Enfim, não há nada de errado em enviar fotos/imagens através do WhatsApp. No entanto, é precisar estar ciente de que, de acordo com a aplicabilidade da imagem, é necessário recorrer a um outro meio de envio do aplicativo.

Como enviar imagens no WhatsApp sem perder qualidade?

Para enviar imagens no WhatsApp sem perda de qualidade, ou seja, preservando o seu formato e resolução original, tudo o que você precisa fazer é enviá-la(s) usando a opção Documento e não Galeria. Não ficou claro? Vamos mostrar o passo-a-passo:

  • Abra o seu WhatsApp;
  • Escolha um contato no qual irá encaminhar a imagem;
  • Clique no desenho de um clips;
  • A partir desse momento, você terá disponível basicamente as seguintes opções: Documento, Câmera, Galeria, Áudio, Localização e Contato;
  • No procedimento convencional, escolheríamos a opção Galeria para buscar a imagem em nosso dispositivo móvel, e então enviaríamos para o nosso contato;
  • Para preservar a qualidade original da imagem, não devemos recorrer a esta opção. Neste caso, selecione a opção Documento, e assim você estará encaminhando a imagem com todas as suas características originais;

Geralmente, ao enviar uma imagem através da opção Documento, não é possível visualizar a sua miniatura no histórico de conversa. É necessário então baixá-lo para então conseguir visualizar a imagem.

Algumas dicas sobre envio de imagens grandes no WhatsApp

  • Recomendamos que você utilize uma rede Wi-fi para realizar o envio de imagens grandes através do WhatsApp e qualquer outro aplicativo;
  • Envie imagens no WhatsApp através da opção Documento apenas se for necessário. A menos que as imagens forem utilizadas em impressões, postadas em sites ou utilizadas para algum tipo de trabalho específico, não há necessidade de enviá-las em seu tamanho original.

O que achou desta informações? Percebeu que a opção para enviar uma imagem no WhatsApp sem perder qualidade sempre esteve sempre ao seu alcance?

Se você gostou deste artigo, clique no botão curtir no final desta página. Assim você estará contribuindo com o portal Dicas de Informática Básica.

Como enviar fotos pelo WhatsApp sem perder a qualidade? 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.