Como remover vírus e malware de seu PC com sistema Windows

Se você já se deparou com alguma mensagem de vírus detectado, ou se o seu computador estiver lento e apresentando um comportamento não confiável, você deve fazer uma busca por malware em seu computador e remover o que encontrar. Confira neste artigo como eliminar vírus e malware de seu computador com sistema Windows.

Enquanto muitos vírus e outros tipos de malware são criados simplesmente para causar o caos, malwares são criados cada vez mais pelo crime organizado para roubar números de cartão de crédito, senhas de banco, dentre  outros dados sensíveis do usuário. Os vírus típicos e tradicionais não são um motivo para se preocupar. O problema gira em torno do ransomware e spyware, que requerem novas ferramentas e novas técnicas para eliminá-los.

Seu antivírus avisou que um vírus foi detectado?

Se uma mensagem surgir na tela do seu computador alertando que um vírus foi detectado, isso é um bom sinal. Seu antivírus percebeu a presença de um arquivo malicioso e provavelmente o removeu sem avisar você.

Esse tipo de mensagem não significa realmente que o seu computador tenha sido infectado por um vírus. Você pode ter baixado um arquivo infectado com vírus, e, então, o seu antivírus tenha feito a sua remoção antes mesmo de poder causar um possível problema. Ou um arquivo malicioso em um site poderia, também, ter sido detectado e tratado antes de causar qualquer problema.

Em outras palavras, uma mensagem de “vírus detectado”, que aparece durante o uso casual do computador, não significa que realmente o vírus tenha feito alguma coisa, a ponto de comprometer o seu funcionamento. Ao se deparar com uma mensagem como essa, provavelmente você está visitando um site infectado ou baixando um arquivo que seja prejudicial. Tente evitar fazer essas ações ou faça somente quando necessário.  

Você pode também abrir o seu programa antivírus e verificar os arquivos que estão na quarentena, ou seus registros de detecção de vírus. Isso irá fornecer a você mais informações sobre qual vírus foi detectado e como o seu antivírus lidou com ele. E claro, se você ainda estiver com dúvidas, acione o seu antivírus e faça uma varredura em seu computador.

Como buscar por malware, spyware, ransomware, adware e outras ameças

Se o seu computador estiver com um comportamento incomum, se estiver muito lento, se os sites acessados estão carregando de modo estranho, ou se você estiver vendo anúncios em locais que normalmente não estariam, provavelmente é sinal de que há algum novo malware em seu computador. O spyware irá espiar tudo o que você está fazendo ou até mesmo encaminhará a sua pesquisa e suas páginas iniciais padrões do navegador de internet  para páginas que você não gostaria de ir. O adware irá infectar o seu navegador e até mesmo o Windows, e o ransomware irá tentar bloquear o seu computador.

Independentemente de qual for o problema, nosso primeiro passo é sempre baixar e fazer uma varredura com Malwarebytes, a melhor ferramenta anti-malware já criada. Não é considerada um típico programa antivírus, uma vez que foi projetado para solucionar os tipos de ameaças mais atuais. É o único produto no mercado que pode facilmente eliminar crapware e spyware.

Você pode baixar, instalar e executar o Malwarebytes, e então fazer uma varredura em seu computador. Você será instruído para fazer a limpeza em seu sistema.

Você não precisa comprar uma licença de uso para limpar o seu computador, mas se quiser evitar esses tipos de problemas, deveria adquirir uma, já que irá garantir que você não passe novamente pelo mesmo problema.

Como buscar por vírus comuns

Para verificar a existência de ameaças do tipo malware em seu computador e eliminá-los, você vai precisar de um programa antivírus. Versões 8 e 10 do sistema operacional Windows incluem o Windows Defender, programa antivírus da Microsoft. Já a versão 7 não possui nenhum tipo integrado de programa antivírus, podendo nesse caso ser utilizado uma alternativa, como o Avira.

O Windows Defender é uma boa ferramenta e não intrusiva, entretanto, não é suficiente para suas necessidades. Nossa solução favorita de antivírus é a combinação dessa ferramenta com o programa Malwarebytes, que irá proporcionar a você uma cobertura completa.

Para buscar por vírus comuns usando o Windows Defender, você deverá abri-lo e iniciar uma varredura. Ele irá examinar por completo o seu sistema para verificar se há algo faltando. E claro, por padrão, o Windows Defender trabalha em segundo plano, isto é, estará agindo de maneira silenciosa, sem interromper o usuário durante o uso do computador.

A combinação do Windows Defender e Malwarebytes poderá eliminar a grande maioria das ameaças do tipo malware que você possa encontrar, uma vez que os dois estarão funcionando simultaneamente, mantendo-o mais protegido.

E se os programas Malwarebytes e Windows Defender não forem capazes de eliminar malwares

Utilize o Modo de Segurança para malwares mais persistentes

Para o caso de infecção com malware mais persistentes, pode ser necessário realizar uma varredura fora do ambiente normal do sistema Windows. Para fazer isso, você vai precisar de inicializar o computador no Modo de Segurança, uma vez que irá evitar que o sistema inicialize todos os aplicativos de inicialização, inclusive o suposto malware indesejável. Faça uma verificação usando o Windows Defender e, em seguida, acione o MalwareBytes a partir do Modo de Segurança, e, provavelmente, terá removido o malware, que não poderia ser tratado no modo normal.

Como remover vírus e malware de seu PC com sistema Windows 1

Para iniciar o computador no modo de segurança em sistemas Windows 8 e 10, pressione e segure a tecla Shift enquanto clica na opção “Reiniciar”. Então vá para “Solução de Problemas” > “Opções Avançadas” > “Configurações de Inicialização do Windows” > “Reiniciar” > “Modo de Segurança”. No Windows 7, pressione a tecla F8 enquanto o seu computador é reiniciado, então você terá acesso a um menu de opções no qual será possível selecionar o “Modo de Segurança”.

Utilize uma ferramenta antivírus de inicialização como último recurso

Se não funcionar, pode ser necessário sair completamente do ambiente Windows e usar uma ferramenta de antivírus inicializável. Esse tipo de antivírus é iniciado em um ambiente limpo, totalmente fora do sistema Windows, e poderá buscar e remover ameaças do tipo malware mais difíceis de lidar, que talvez não sejam identificadas ou removidas usando o ambiente padrão do sistema operacional.

O próprio Windows Defender pode fazer isso com o recurso  “Windows Defender Offline”, em sistemas Windows 10. Você pode conferir nosso guia de como usar o Windows Defender Offline, clicando aqui. Há outros programas antivírus que também podem fazer isso, basta procurar por “discos de inicialização” de antivírus, como o “Avira Rescue System”.

Como pedir uma segunda opinião do Windows Defender

Se você já tiver um programa antivírus instalado e ainda achar que o seu computador possa estar infectado por algum vírus que não tenha sido detectado, poderá pedir uma segunda opinião, fazendo o uso de um outro produto antivírus. Normalmente, não é recomendado executar dois programas antivírus ao mesmo tempo, uma vez que poderão entrar em conflito durante o procedimento de varredura. Mas se já existe uma varredura que é executada em tempo integral durante o uso casual do computador, você pode fazer manualmente uma segunda varredura.

No Windows 10, o Windows Defender é perfeito para isso. Mesmo se você tiver outro programa antivírus instalado e que esteja monitorando o seu sistema, o Windows Defender pode ocasionalmente fazer uma verificação pré-agendada ou realizar uma busca manual quando você solicitar, com o objetivo de buscar por algo que não tenha sido identificado pelo seu programa antivírus padrão. Clique aqui e confira o guia de como habilitar e usar essa opção.

Uma variedade de outras soluções antivírus disponibilizam ferramentas de varredura diretas e ágeis, por exemplo, o “ESET Online Scanner”. Esses programas serão baixados para o seu computador e farão uma busca rápida, possuindo ainda processo de instalação rápido.

Se o mecanismo de varredura alertar você sobre um problema, você deverá remover o malware. Se for identificada a presença de um vírus, isso quer dizer que o seu antivírus atual não foi o suficiente para fazer este trabalho. Uma vez realizado o processo de remoção, talvez seja recomendado você substituir o seu antivírus atual por um outro.

Você deve também instalar o Malwarebytes para lidar com o adware além de outros itens indesejados

Como mencionamos em nosso guia dos melhores programas antivírus, o uso de apenas um antivírus não é o suficiente para você se manter seguro, sendo recomendado um outro programa anti-malware mais especializado. Nem todos os arquivos indesejáveis são identificados pelas varreduras dos programas antivírus típicos, que procuram principalmente por infecções prejudiciais. Você pode ter um lixo eletrônico em seu sistema, como barras de ferramentas instaladas no seu navegador de internet, sistemas de busca padrão modificados, mineradoras de moeda Bitcoin, dentre outros tipos de programas desagradáveis que poderão utilizar o seu computador como uma forma de gerar lucro para os seus criadores. Fique atento ao baixar um programa da internet, evitando que o seu computador fique cheio de barras de ferramentas desagradáveis ou outros itens inúteis.

Mas se você já possui algum lixo eletrônico em seu sistema, remova-o.

A maioria dos programas antivírus não consegue identificar a presença de lixo eletrônico. Neste caso, recomendamos utilizar o “MalwareBytes Anti-Malware” para lidar com ele. Ao utilizá-lo eventualmente para a verificação do seu sistema, você poderá manter-se livre de programas desagradáveis que não podem ser detectados ou removidos pelo seu programa antivírus padrão. Você também estará seguro contra outros tipos de ameaças.

Como limpar o seu computador (e verificar seus arquivos de backup)

Se ainda assim o seu computador continuar infectado, ou se ele estiver danificado e funcionando incorretamente após as ações realizadas pelos seus programas antivírus, você poderá recorrer a um recurso mais ousado: reverter o seu computador para as configurações de fábrica. Todos os seus arquivos pessoais serão preservados, entretanto, todos os programas instalados serão removidos, tendo as configurações do sistema de seu computador redefinidas para o estado padrão.

No Windows 8 e 10, isso é uma tarefa muito mais fácil, bastando você usar o recurso “Redefinir este computador”, para restabelecer o sistema com as configurações-padrão de fábrica. Você pode encontrar as instruções de como fazer isso, clicando aqui. Se você está usando um computador com sistema Windows 7, seu fabricante provavelmente terá fornecido uma partição de restauração que você pode acessar pressionando uma determinada tecla durante o processo de inicialização. Consulte o manual do seu computador para verificar qual a tecla exata que você precisa pressionar para esta ação.

Você pode também reinstalar o Windows em seu computador, baixando o instalador do sistema no site oficial da Microsoft.

Aviso: Certifique-se de realizar um backup de todos os seus arquivos importantes antes de realizar todo o processo de limpeza de disco e reinstalação do Windows.

Se o seu computador já tiver sido infectado por um malware, realize os procedimentos descritos acima. Tenha um bom programa antivírus instalado, mantenha o seu computador atualizado, evite instalar e utilizar programas de procedência duvidosa. Siga nossas dicas para manter-se seguro online, garantir a segurança do seu equipamento e informações pessoais.

Como remover vírus e malware de seu PC com sistema Windows 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.