Backup, também conhecido como Cópia de Segurança, consiste na ação de copiar arquivos como medida de segurança, permitindo sua recuperação em caso de perda.
O backup pode ser classificado em tipos e formas.
Formas de Backup:
- Quente: O sistema pode permanecer em execução enquanto é realizado as cópias de segurança;
- Fria: O sistema não pode permanecer em execução, neste caso ele precisa ficar off-line (sem que haja intervenção de algum usuário acessando o sistema) para realizar as cópias de segurança;
Tipos de Backup:
Simples (backup de cópia) – copia todos os arquivos selecionados. É o famoso Ctrl C + Ctrl V.
O que grava? Arquivos e pastas selecionados;
Limpa os marcadores? Não (leia as Observações abaixo);
Compacta os dados e controla erros? Não;
Detalhes: É demorada e ocupa muito espaço. Não altera os atributos;
Observações:
- No Windows, todos os arquivos possuem 3 atributos básicos: Oculto, Somente Leitura e Arquivamento. Se este último estiver marcado, o arquivo deverá ser copiado no próximo backup;
- Se o usuário modificar ou salvar o arquivo, o atributo será marcado;
- Quando fazemos o backup, esse marcador pode ser retirado;
Normal (conhecido também como Completo, Total, Global ou Full): um backup Normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.Em outras palavras, o Backup Normal é o primeiro backup realizado no sistema. É o backup inicial de todos os arquivos e dados do sistema.
O que grava? Arquivos e pastas selecionados;
Limpa os marcadores? Sim;
Compacta os dados e controla erros? Sim;
Detalhes: É demorado e ocupa muito espaço. É usado como início do processo de cópia.
Diário – um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Os arquivo não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).
O que grava? Arquivos e pastas criados ou alterados na data do backup;
Limpa os marcadores? Não;
Compacta os dados e controle erros? Sim;
Detalhes: É gasto menos tempo e espaço, mas podem ser perdidos dados gravados no mesmo dia, após o backup;
Diferencial – Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração dos arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.
O que grava? Arquivos e pastas criados ou alterados após o último backup.
Limpa os marcadores? Não;
Compacta dados e controle de erros? Sim;
Detalhes: É acumulativo. A recuperação de dados pode ser demorada, se houverem muitas alterações.
Incremental – um backup Incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental, e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backup incrementais para restaurar os dados.
O que grava? Arquivos e pastas criados ou alterados após o último backup;
Limpa os marcadores? Sim;
Compacta os arquivos e controle de erros? Sim;
Detalhes: É o backup mais rápido, mas a restauração pode ser demorada. Usa pouco espaço de mídia.
________________________________________________________________________
Gostaria de iniciar a sua própria empresa? Clique aqui e saiba como
Vamos supor que eu possua instalado um programa para gerenciamento de uma empresa de uma outra pessoa.
De início, eu faço algumas configurações, como os dados da empresa (nome de fantasia, razão social, CNPJ, endereço, dados dos funcionários, etc.).
Depois eu faço o cadastro de todos os clientes, como nome, endereço, telefone; dos produtos, como nome, preço, especificações.
Após alguns dias, eu me utilizo do programa para fazer entregas de produtos, ter os valores devidos a título de comissões de funcionários que fazem tais entregas. Ou seja, ele registra toda a rotina daquela empresa.
Caso eu compre um novo computador, transfiro o arquivo de instalação desse programa acima para este último.
Desse modo, após instalá-lo no novo computador, ele não terá qualquer dado existente no primeiro, seria isso?
Caso eu tenha criado uma pasta com os arquivos de backup, copiando-os para o novo computador e associando-os ao programa recém instalado, neste novo computador todas aquelas configurações, cadastros e movimentações serão, então, mantidas?
Muito grato, e parabéns pelo artigo.
José Geraldo da Fonseca filho
Olá Geraldo,
Exato, após reinstalar o sistema no computador e fazer a restauração do backup, através das pastas com os arquivos de backup, todo o banco de dados será restabelecido.
No entanto, existem sistema específicos de gestão que exigem outros tipos de reconfiguração de parâmetros, para que assim voltem a funcionar como era antes. Neste caso, é fundamental a existência de um bom suporte técnico que possa realizar todos os procedimentos necessários.
Em se tratando de backup, além de copiar as pastas contendo o banco de dados do sistema, é interessante também utilizar a opção de backup existente no sistema. Muitos sistemas já possuem o comando para a realização do backup.
O importante é sempre manter o backup de seu sistema, pois, desta forma, estará evitando eventuais problemas e dores de cabeça.