Como resolver o erro de violação de compartilhamento no Excel

Um problema que costuma aparecer no programa Excel de alguns usuários se diz respeito ao erro de violação de compartilhamento. Acompanhe este post preparado pelo portal Dicas de Informática Básica, e saiba mais detalhes sobre este erro e algumas medidas que podem ser tomadas para tentar resolver esta questão.

O que é o erro de violação de compartilhamento no Excel?

“As suas alterações não puderam ser salvas em ‘planilha.xls’ devido a uma violação de compartilhamento. O Excel criou um arquivo temporário com as suas alterações preservadas. chamada ’46A35000′. Você pode salvar o arquivo temporário como um novo nome ou perder suas alterações e todas as alterações futuras.”

O erro acima pode ser apresentado após acionar o comando para salvar as alterações de uma planilha qualquer do computador. Desta forma, o usuário fica impossibilitado de salvar as edições realizadas em seu arquivo, tendo como única alternativa gravar as alterações em um novo arquivo para não perder o trabalho.Ou seja, toda a vez que você for salvar as alterações em uma determinada planilha, é preciso salvar em um novo arquivo. Uma tremenda confusão, não é verdade?

A Microsoft diz que este erro de violação de compartilhamento pode ocorrer em versões do Excel 2007 executados na versão Windows Vista. No entanto, vemos que este erro se estende também a outras versões do Windows e até mesmo do Office.

Como corrigir o erro de violação de compartilhamento no Excel?

Uma série de fatores relacionados a problemas do Office podem acarretar o erro de violação de compartilhamento. Além disso, há ainda fatores externos que também podem ocasionar este problema.

Separamos algumas medidas que podem ser executadas para tentar solucionar este problema. Se for o caso, peça ajuda de um profissional ou alguém com mais conhecimento técnico para realizar os procedimentos listados abaixo.

Atualize o Office para resolver o problema de violação de compartilhamento

Até um tempo atrás, a Microsoft disponibilizava um arquivo (Hotfix) em seu site para que os usuários pudessem baixar e assim resolver este problema. Entretanto, por algum motivo, esse arquivo não está mais disponível, e a Microsoft recomenda que os usuários atualizem a versão do Excel para uma mais recente.

Como resolver o erro de violação de compartilhamento no Excel 1

Confira abaixo a mensagem oficial da Microsoft a respeito desta atualização:

“Este hotfix não está mais disponível. Em vez disso, você pode encontrar sua correção ou patch por meio da atualização para a versão mais recente disponível para seu produto. Você também pode obter os drivers da Microsoft, as atualizações de software e outros arquivos de suporte, baixando-os no Catálogo da Microsoft, no Centro de Download da Microsoft ou fazendo a atualização para o Windows 10. O Windows 10 contém a segurança mais atualizada e outros recursos internos.”

Você pode optar também em desinstalar o pacote Office do computador e instalar uma outar versão.

Ative o Assistente de compartilhamento para resolver o problema de violação no Excel

Uma outra medida que pode ser tomada é verificar se o assistente de compartilhamento está ativado. Para isso, acesse o Menu Iniciar de seu computador e digite “Opções de Pasta”. Na janela que abrir, clique na aba “Modo de Exibição”, desça a barra de rolagem e certifique-se de manter marcada a opção “Usar Assistente de Compartilhamento”.

Muitos usuários relataram que apenas esta ação resolveu o problema.

Desabilite o antivírus para resolver o problema de violação de compartilhamento

Alguns programas antivírus e até mesmo anti-malwares podem ocasionar este problema no Excel. Neste caso, se nenhuma das ações citadas acima resolveram o seu problema, você pode desabilitar estes programas de seu computador para saber se eles são a causa do problema.

É importante ressaltar que alguns programas antivírus são mais restritos e não possibilitam essa desativação. Para contornar essa situação, seria necessário desinstalá-los e assim fazer o teste para verificar se o problema foi resolvido.

Alguns usuários relataram que o programa antivírus foi o grande vilão da história, e ao desativá-lo, o problema foi totalmente resolvido.

Não sugerimos que você deixe de usar um antivírus em seu computador. Se este procedimento resolveu o problema em seu Excel, recomendamos que você baixe e instale um outro programa antivírus.


E aí, o que achou deste post a respeito do erro de violação de compartilhamento no Excel? Se você gostou das informações fornecidas aqui nesta página, clique no botão curtir localizado abaixo. Deixe também o seu comentário e nos diga qual foi o caminho percorrido para resolver este problema em seu computador.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.