Planilha do Excel não abre. O que fazer?

O Excel é um poderoso programa de computador que faz parte do pacote do Microsoft Office, que possibilita a criação de planilhas dos mais variados tipos e finalidades, desde tabelas simples até controles mais complexos envolvendo fórmulas e gráficos. Nesta leitura, iremos fornecer algumas dicas para os usuários que estão com problemas para acessar a planilha de Excel.

Planilha do Excel não abre devido à falta de compatibilidade entre versões

Se você está tendo dificuldades para abrir um arquivo do Excel em seu computador, confira algumas dicas e recomendações para você tentar solucionar este problema.

Primeiramente, é preciso avaliar qual a versão do Excel instalada no computador e qual a versão do arquivo do Excel que está tentando acessar. Em outras palavras, se você tiver a versão Excel 2003 instalada no computador, e o arquivo que está tentando acessar tiver sido criado em uma versão mais recente, como no Excel 2007, é muito provável que você não consiga abrir este arquivo. Neste caso, é preciso instalar um Pacote de Compatibilidade para o Microsoft Office. Acesse o Google, busque por esse pacote e faça já o seu download. Em seguida, confira se o problema foi resolvido.

Se não tiver resolvido, vamos a uma segunda possibilidade que acontece com alguns usuários.

Planilha do Excel recebida via e-mail não abre

Suponhamos que você tenha recebido uma planilha de Excel via e-mail. Ao baixar o arquivo para o seu computador, você nota que o ícone deste arquivo não está vinculado ao ícone do Excel, estando no seu lugar uma folha em branco ou algo parecido. Neste caso, você pode tentar renomear o arquivo, inserindo a extensão .xls ou .xlsx no final do nome do arquivo. (não esqueça de incluir o ponto final antes do xls ou xlsx). Uma vez realizado este processo, o ícone do arquivo deverá apresentar o desenho oficial do Excel. Agora, tente abrir o arquivo.

Planilha do Excel não abre. O que fazer? 1

Meu Excel não abre planilhas com extensão .xlsx

Se o seu computador possui instalado uma versão antiga do Excel, é certo que ele não consiga ler arquivos no formato XLSX. Isso porque, inicialmente as primeiras versões do Excel faziam uso apenas do formato XLS, sendo o formato XLSX adotado apenas em versões superiores. Sendo assim, era muito comum a ocorrência de erros de acesso devido à falta de compatibilidade entre as versões do Excel. Para contornar este problema, sugerimos que você instale uma versão mais atualizada do Excel.

Planilha do Excel não abre devido às atualizações do computador

Quando a planilha do Excel não abre, há uma outra maneira de tentar reparar este problema. Neste caso, estamos considerando que o seu Excel de seu computador esteja configurado para não abrir planilhas criadas em outras versões, geralmente mais antigas. Isso pode ser explicado pelo fato de que o sistema operacional Windows está em constantes mudanças, lançando atualizações com frequência. E uma delas pode ter sido a causa para ocasionar este problema.

Para resolver este problema, confira o seguinte passo-a-passo:

  1. Abra um novo arquivo do Excel;
  2. Em seguida, clique em Arquivo > Opções;
  3. Na tela que surgir, clique na guia Avançado;
  4. Você irá se deparar com um conjunto extenso de parâmetros;
  5. Localize e desmarque a opção Ignorar outros aplicativos que usem Intercâmbio Dinâmico de Dados (DDE);
  6. Confirme no OK e feche o Excel;
  7. Agora tente abrir a planilha que está com problemas e veja se o problema foi resolvido.

Confira um outro artigo que também pode ser útil para você: Documento do Word não abre. O que fazer?


O que você achou deste artigo? Se as informações cedidas aqui foram úteis para você, clique no botão curtir no final desta página para ajudar a impulsionar esta informação com mais pessoas.

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.