Como resolver o problema de tela azul no Windows 10

Erro em português:
“Ocorreu um problema e seu PC precisa ser reiniciado. Estamos coletando algumas informações sobre o erro e, em seguida, reiniciaremos para você”.

Erro em inglês:
Your PC ran into a problem and needs to restart. We’re just collecting some error info, and then we’ll restart for you.

Como resolver o problema de tela azul no Windows 10 1

Um dos erros mais temidos pelos usuários é justamente a conhecida tela azul da morte do sistema Windows. Nesse tutorial, vamos tratar sobre este problema para o sistema Windows 10 (Win 10).

Após essas dicas que iremos fornecer, é bem possível que este problema seja resolvido de vez e seu computador volte a operar normalmente. Se ainda assim o problema não for resolvido, provavelmente o problema pode estar relacionado ao hardware de seu computador.

Então, vamos lá. Após você se deparar com a mensagem de erro da tela azul, verifique inicialmente se houve a instalação de algum software que possa ter ocasionado o problema.

Após apresentar o erro de morte de tela azul, o seu computador será reiniciado e então o sistema irá carregar uma tela de Recuperação com algumas opções na qual o usuário poder recorrer para tentar solucionar o problema, conforme mostrado na imagem abaixo:

Como resolver o problema de tela azul no Windows 10 2

Procedimento I – Tentativa Reparo Tela Azul

Para nossa primeira tentativa de reparo de erro, clique na opção Ver opções de reparo avançadas. Na tela seguinte, clique em Soluções de Problemas, depois Opções Avançadas. E então, caso o problema esteja acontecendo devido a algum software instalado, você irá clicar em Restauração do Sistema, e poderá restaurar algum ponto de restauração anterior. Siga o passo a passo indicado na tela de restauração e aguarde. Observação: é importante ressaltar que, após a execução da Restauração do Sistema, é possível que você perca alguns arquivos do computador, como planilhas e documentos de texto.

Procedimento II – Tentativa Reparo Tela Azul

Se o problema não for solucionado após os procedimentos apresentados acima, é importante considerar que o computador pode estar com superaquecimento, ocasionado por uma sujeira interna.  Uma vez que isso está acontecendo, o sistema Windows tende a desligar o seu equipamento automaticamente para evitar que nenhum hardware seja danificado. Será necessário abrir o seu gabinete e fazer uma limpeza.

Se após a limpeza do gabinete o problema ainda persistir, você pode recorrer a um terceiro procedimento:

Procedimento III – Tentativa Reparo Tela Azul

Seguindo os primeiro passos do procedimento I, clique Ver opções de reparo avançadas, e então em Prompt de Comando. Na tela que carregar, você irá digitar o seguinte comando:

bcdedit / deletevalue {default} numproc

Em seguida, confirme com a tela Enter.  O objetivo deste comando é remover um valor contido na configuração do sistema. Caso ele consiga remover, uma mensagem de remoção realizada com êxito irá ser apresentada, caso contrário, ele irá apresentar uma outra mensagem indicando um erro ao tentar excluir o elemento.

Como resolver o problema de tela azul no Windows 10 3

Agora, digite a seguinte linha abaixo:

bcdedit / deletevalue {default} truncatememory

Em seguida, confirme novamente com a tecla Enter. Da mesma forma que aconteceu com o primeiro comando, uma mensagem ser apresentada indicando o êxito ou falha na remoção do arquivo. Geralmente, após o computador apresentar o problema de tela azul, pelo menos um desses dois comandos irá ser realizado com êxito.

Após executar os dois comandos acima, você poderá fechar a janela do Prompt de Comando – clicando no X localizado no canto superior direito da tela. Clique então em Continuar, e verifique se o computador será iniciado normalmente.

Caso o computador ligue normalmente, você ainda poderá realizar um procedimento para evitar que este problema aconteça novamente. Você deverá acessar novamente o Prompt de Comando. Para isso, clique no Menu Iniciar e digite cmd, e confirme com a tecla Enter. Em seguida, iremos fazer uma verificação dos arquivos do sistema, digite a seguinte linha de comando:

sfc / scannow

E aperte a tecla Enter para executar o comando. Aguarde até que a verificação seja concluída por completo. Ao finalizar o procedimento, ele irá indicar se houve ou não algum arquivo corrompido. Se houver arquivos comprometidos, o Windows irá reparar e substituir os arquivos corrompidos ou ausentes. Reinicie o sistema e verifique se o computador está funcionando normalmente sem apresentar o erro. Se o problema persistir, temos um último procedimento para você realizar.

Procedimento IV – Tentativa Reparo Tela Azul

Após iniciar o computador na tela de recuperação, clique em Solução de Problemas, Opções Avançadas, e novamente clicar em Prompt de Comando.

Diversos comandos deverão ser digitados, conforme mostrado abaixo:

cd \windows\system32\config 

Aperte a tecla Enter e digite a seguinte linha:

md backup

Aperte a tecla Enter e digite:

copy *.* backup

Aperte a tecla Enter. Se ele perguntar se deseja substituir os arquivos, confirme pressionando a tecla T.

Agora, feche o Prompt de Comando, e clique em Continuar, conforme mostrado na imagem abaixo:

Como resolver o problema de tela azul no Windows 10 4

Veja se o problema foi solucionado.

Atualizar os programas e drivers das placas de seu equipamento é uma recomendação importante para garantir o bom funcionamento do computador. Manter as atualizações do sistema Windows em dia também é quesito fundamental para tornar o seu dispositivo livre de erros. Alguns erros ocasionados podem estar ligados a bugs do próprio sistema, por isso é importante que o Windows esteja configurado para buscar sempre pelas atualizações mais recentes.

Uma última consideração: se o problema da tela azul começou após você ter substituído algum hardware de seu computador, como uma memória RAM ou Placa de vídeo, sugerimos que você faça a troca dos mesmos e realize o teste.

Essas foram todas as possíveis soluções para tela azul de morte do Windows 10. Se o problema persistir após a execução desses comandos, como dissemos anteriormente, o problema pode estar relacionado ao hardware de seu computador, sendo necessário a substituição da peça que está ocasionando o erro.

Uma curiosidade: você sabe por que o erro de tela azul do Windows é chamado por muito como “tela azul de morte”? O temido erro do sistema operacional Windows ganhou esse apelido porque obriga os usuários a reiniciarem o seu computador, referindo-se a um problema fatal.

Esperamos que estas dicas ajudem você a resolver o problema de tela azul de seu computador. Se você gostou dessa postagem, ajude-nos, clicando em curtir localizado no início desta página.

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.