Confira abaixo um pequeno resumo a respeito da evolução dos computadores eletrônicos:
Primeira geração dos computadores (1951 a 1958)
A primeira geração de computadores é marcada pela utilização de válvulas eletrônicas.
Exemplos de computadores da primeira geração
- UNIVAC – primeiro computador a ser comercializado;
- ENIAC – primeiro computador eletrônico/digital;
Confira abaixo uma foto do computador ENIAC:
Como pode ser visto na imagem, trata-se de um computador extremamente grande, com 25 m de comprimento por 5,5 m de altura, aproximadamente. O peso médio é de 30 toneladas. Ele ocupava praticamente um andar inteiro de um prédio.
Segunda geração dos computadores (1959 a 1965)
A segunda geração de computadores é marcada pelo uso de transistores. Eles eram bem mais compactos, mais velozes, e com preço mais acessível em relação aos computadores da primeira geração. Um outro detalhe importante é que, no final dos anos 50, todos os computadores passaram a ser fabricados com transistores. Além disso, eles também começaram a ser fabricados em série e a a sua aplicação não foi mais restrita para fins militares.
Nessa época, a indústria de computadores estava em expansão, e empresas de grande porte foram surgindo, como por exemplo a gigante IBM.
Exemplos de computadores da segunda geração
- TX-0 – Este equipamento fez uso de tubo de raios catódicos e caneta ótica;
- IBM 7030;
- PDP-8.
Confira abaixo uma foto do computador IBM 7030:
Como pode ser visto na imagem acima, este equipamento é bem menor em comparação com o modelo ENIAC, da geração anterior. O seu tamanho ocupava no máximo uma sala.
Terceira geração dos computadores (1965-1969)
A terceira geração de computadores é marcada pelo uso do Circuito Integrado (CI). Trata-se de um circuito eletrônico completo, no qual é inserido uma pequena pastilha de silício (com cerca de 0,25 cm quadrados).
Considerando que os computadores de segunda geração (que faziam uso dos transistores) eram cada vez mais utilizados por países de todo o mundo, diversos outros avanços tecnológicos foram também promovidos pela corrida espacial. Soviéticos e americanos, por exemplo, realizavam o lançamento de seus foguetes, e a miniaturização dos equipamentos eletrônicos tornou-se um desafio constante.
A NASA investiu bilhões de dólares com seu programa espacial, como também contratou diversas empresas fabricantes de transistores com o intuito de acelerar esse processo de miniaturização dos componentes eletrônicos.
Para quem não sabe, um circuito eletrônico é um componente eletrônico muito pequeno e constituído por centenas ou até milhares de transistores.
Exemplos de computadores da terceira geração
- IBM/360;
- Burroughs B 3500.
Confira abaixo uma foto do computador IBM / 360:
Quarta geração dos computadores (1970 em diante)
A quarta geração de computadores é marcada pelo uso do CHIP LSI (Circuito integrado em larga escala – 1970) e CHIP VLSI (Circuito integrado em muito larga escala – 1975).
Exemplos de computadores da quarta geração
- Altair 8800.
Confira abaixo uma foto do computador Altair 8800:
Pode-se dizer que este equipamento foi o responsável por levar o conceito dos computadores para um novo patamar. Conforme pode ser visto na imagem acima, este modelo pode ser colocado encima de uma mesa.
Chegamos ao fim de mais um artigo do portal Dicas de Informática Básica. Esperamos que esta postagem tenha sido útil para você.