Conhecendo o mundo digital na terceira idade

Facebook, Instagram, WhatsApp, e-mail, download, upload e internet. Esses termos costumam ser incompreensíveis para uma boa parte das pessoas que estão inseridos no grupo da melhor idade. Como se não bastasse, a cada dia que passa, novos termos da nova era digital vão sendo incorporados ao nosso cotidiano, fazendo com que esse grupo de pessoas se distancie cada vez mais do mundo digital. Mas isso não é motivo para se preocupar.

Informática na terceira idade

Fique tranquilo… isso não impede que ninguém (mais velho) aprenda e domine o computador, uma vez que tenha iniciativa e dedicação. Nos dias atuais, a terceira idade não é mais vista como sinônimo de ociosidade e distanciamento da sociedade, sendo necessário apenas que estejam por dentro, acompanhando as transformações sociais e tecnológicas.

O indivíduo interessado em mergulhar no mundo da informática certamente possui seus interesses, expectativas e desejos. Além de querer fazer parte desse mundo digital, comunicando com outras pessoas e usufruindo de todos os benefícios proporcionados pela computação, a informática permite também a descoberta de si mesmo ao aprender algo novo e considerado complexo, que pessoas jovens geralmente conseguem mais intimidade. Trata-se de um universo com possibilidades variadas para cada indivíduo, considerado uma porta de entrada para novas relações e projeções em suas vidas.

Conhecendo o mundo digital na terceira idade 1

Geralmente os alunos da terceira idade iniciam-se com um pensamento negativo, desacreditados que irão aprender, diante de todas as dificuldades vistas pela frente. Muitos chegavam com o preconceito de que a informática é para pessoas jovens e que as crianças aprendem mais facilmente. Essa resistência inicial acontece devido ao medo de encarar o novo. Para vencer o receio do novo, é necessário paciência.

Informática se aprende com prática e dedicação. O segredo para um bom aprendizado é você se submeter aos conceitos do mundo digital de forma gradativa, sem a introdução de muitas informações ao mesmo tempo. Caso contrário, poderá desestimular o aprendizado.

Lembre-se, todos nós temos a capacidade de aprender algo novo. Independente se você faz parte ou não do grupo da terceira idade, saiba que você poderá sim, aprender e dominar a informática, e ser considerado um usuário digno do mundo digital.

Se você conhece alguém com idade mais avançada e com dificuldades para manusear um computador ou celular, ajude-o! Um simples apoio de sua parte será o suficiente para motivá-lo e fazer com que ele entenda que informática é prática, dedicação e paciência.

Equipe
Dicas de Informática Básica

Conhecendo o mundo digital na terceira idade 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.