Pessoal, esta é a nossa primeira postagem do quadro Interpretando e Resolvendo fórmulas do Excel.
Para quem não sabe, uma fórmula de Excel nada mais é do que uma expressão matemática contendo um ou mais operadores. Podemos afirmar que uma fórmula simples contém um único operador, por exemplo: 5+8. Uma fórmula complexa possui dois ou mais operadores, como por exemplo: 7+4*8. Neste último caso, para calcular o resultado da expressão, é necessário considerar todos os elementos e operadores presentes na expressão antes de iniciar o cálculo. A partir dessa análise, o usuário será capaz de entender como que o Excel trabalha para solucionar aquela determinada expressão. Para ficar mais fácil este entendimento, vamos considerar o seguinte exemplo:
15 + 9 * 7
No exemplo acima, você pode estar pensando que o cálculo seria da seguinte forma:
15 + 9 * 7
24 * 7
168
Se você pensou assim, você estaria errado. O correto seria:
15 + 9 * 7
15 + 63
78
No caso acima, considerando que a fórmula é composta por adição (+) e multiplicação (*), o correto é considerarmos primeiro resolver a multiplicação, e por fim a adição.
Ficou claro? É assim que a matemática funciona, e é assim que o Excel resolve as questões:
Vamos a uma outra situação:
(15 + 9) * 7
Observe agora que a expressão 15+9 está dentro do parênteses. Neste caso, você deve primeiro o que tiver dentro do parênteses.
(15 + 9) * 7
(24) * 7
168
Agora, considerando uma expressão mais complexa (contendo multiplicação, divisão, subtração, parênteses, etc), você deve estar se perguntando qual é o primeiro operador ou elemento a considerado no momento de resolver tal expressão. Confira abaixo a sequência “Mágica” que você deve seguir para obter o resultado correto da expressão:
Sequência mágica de como interpretar uma fórmula complexa no Excel:
- Operações dentro de parênteses;
- Cálculos exponenciais (5^2);
- Multiplicação e divisão, o que ocorrer primeiro;
- Adição e subtração, o que ocorrer primeiro;
A partir de agora, você será capaz de resolver qualquer expressão matemática.