O Windows 10 é considerado uma das melhores versões do Sistema Operacional da Microsoft. E são vários os motivos que o tornam um ótimo sistema, tais como interface amigável, layout moderno, e ao mesmo tempo, é caracterizado por ser bem funcional, leve e intuitivo, o que consequentemente proporcionou uma nova experiência ao usuário.
O portal Dicas de Informática Básica vai apresentar neste artigo um problema recorrente relacionado ao Menu Iniciar da versão Windows 10. Tal problema tornava o Menu Iniciar congelado, ou seja ao clicar nele, nada acontecia. Outras versões, como Windows 8 e Windows 8.1 também costumavam apresentar este mesmo problema. Continue nesta leitura e confira alguns procedimentos a serem feitos para solucionar este problema.
Menu Iniciar do Windows 10 não abre. O que deve ser feito?
Um problema que costuma ser reportado por alguns usuários do Windows 10 refere-se ao Menu Iniciar que, por algum motivo, parou de funcionar. Uma parte dos usuários costumam dizer que esse problema costuma aparecer de repente, sem que tenham feito nada que pudesse ocasionar o problema. Uma outra parte dos usuários já relatam que este problema foi apresentado após uma atualização do sistema.
Para corrigir o problema, o usuário deverá acessar uma ferramenta nativa do Windows, chamada PowerShell. Segue abaixo 3 maneiras diferentes de acessar esta ferramenta. Escolha uma delas para carregá-lo em sua tela:
Abrindo o PowerShell pela busca da Barra de Tarefas
Acesse o campo de busca localizado ao lado direito do Menu Iniciar e digite PowerShell. Em seguida, você deverá clicar com o botão direito encima dele e selecionar a opção “Executar como administrador”.
Abrindo o PowerShell pelo Menu Oculto
O menu oculto trata-se da faixa de opções que pode ser acessada ao clicar com o botão direito encima do Menu Iniciar. Na sequência, você deverá clicar na opção Windows PowerShell (Admin);
Abrindo o PowerShell pelo Gerenciador de Tarefas
Aperte a combinação Ctrl+Alt+Del e selecione a opção Gerenciador de Tarefas. Em seguida, clique no menu Arquivo > Criar nova tarefa. Digite powershell, e marque a caixinha “Criar esta tarefa com privilégios administrativos”. E confirme no Ok.
Tentativa de reparo 1 – Erro Menu Iniciar do Windows 10 não abre
Uma vez aberto o PowerShell, você terá acesso a uma janela azul na tela de seu computador. A tela lembra muito o Prompt de comando do MS-Dos.
Agora você deverá digitar o seguinte comando:
sfc / scannow
E confirme na tecla Enter. Com isso, a ferramenta irá fazer uma verificação e correção de possíveis erros. É um processo que pode levar alguns minutos.
Caso seja encontrado algum erro, será apresentada a seguinte mensagem:
A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos e os reparou com êxito
Feito isso, reinicie o seu computador e verifique se o problema foi resolvido. Caso o problema persista, tente a seguinte alternativa:
Tentativa de reparo 2 – Erro Menu Iniciar do Windows 10 não abre
Abra novamente o Gerenciador de Tarefas usando a combinação Ctrl+Alt+Del. Em seguida, clique no menu Arquivo > Criar nova tarefa. Digite cmd, e marque a caixinha “Criar esta tarefa com privilégios administrativos”. E confirme no Ok.
Digite o seguinte comando:
Dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth
E confirme na tecla Enter. O Windows irá fazer uma outra verificação e então tentar solucionar o problema.
Agora será necessário digitar o seguinte comando:
Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth
Em seguida, será apresentada a seguinte mensagem:
A operação foi concluída com êxito.
Agora reinicie o seu computador e verifique se o problema do Menu Iniciar não abrir foi resolvido.
Se mesmo assim o seu Menu Iniciar continuar congelado, temos uma uma outra alternativa:
Tentativa de reparo 3 – Erro Menu Iniciar do Windows 10 não abre
Abra novamente o Gerenciador de Tarefas utilizando aquela mesma combinação de teclas (Ctrl+Alt+Del). Em seguida, clique no menu Arquivo > Criar nova tarefa. Digite cmd, e marque a caixinha “Criar esta tarefa com privilégios administrativos”. E confirme no Ok.
Agora digite o seguinte comando:
chkdsk /f /r /b
E confirme na tecla Enter. A ferramenta irá perguntar se você deseja agendar um verificação do disco na próxima vez em que o sistema for reiniciado. Digite a letra S e confirme.
O que você achou do artigo Menu Iniciar do Windows 10 não abre, o que fazer? Se ele foi útil para você e te ajudou a resolver o problema apresentado em seu computador, compartilhe este post com seus amigos para contribuir com o nosso portal.