O que é Área de Transferência?

É improvável que exista algum usuário de computador nunca tenha utilizado os conhecidos e populares comandos de copiar e colar “Ctrl+C” e “Control+V”. Seja para copiar uma foto de uma pasta para outra, para copiar a informação contida de uma célula do Excel para outra, ou mesmo para copiar o trecho de um texto do Microsoft Word para outro local. Continue neste artigo preparado pelo portal Dicas de Informática Básica e conheça mais detalhes a respeito do local para onde as informação copiadas são salvas enquanto o comando para colar não é acionado.

Se você possui alguma dúvida a respeito dos comandos para copiar, recortar e colar arquivos, sugerimos que leia também o seguinte artigo: Como copiar/recortar arquivos do computador?

Todos os dias, milhares de pessoas fazem perguntas relacionadas ao conceito de Área de Transferência. Confira abaixo alguns exemplos:

  • onde fica a área de transferência
  • como acessar a área de transferência
  • como copiar da área de transferência
  • entre outras perguntas…

O que é Área de Transferência?

A Área de Transferência refere-se ao espaço da memória que o Windows utiliza para armazenar temporariamente blocos de informações que o usuário copia ou move de um lugar e planeja usar em outro lugar.

Confira uma outra definição para este conceito:

Área de Transferência é um local da memória usado pelo sistema operacional para guardar dados temporariamente, com o intuito de possibilitar a transferência desses dados de um local para outro por meio das ações de copiar, recortar e colar.

Clipboard é o termo em inglês que refere-se à Área de Transferência.

Os comandos para copiar  ou mover informações e arquivos para a Área de Transferência são: Copiar (CTRL+C), Recortar (CTRL+V) e Colar (CTRL+V).

Para que serve a Área de Transferência

Confira abaixo dois exemplos práticos para ilustrar a finalidade da Área de Transferência.

No primeiro exemplo, vamos supor que selecionamos uma pasta que contém 500 arquivos e, em seguida, pressionamos o comando para copiá-la (CTRL+C). A partir de então, automaticamente, todo seu conteúdo é enviado para a Área de Transferência. Ao pressionar o comando para colar (CTRL+V), todo o conteúdo armazenado temporariamente neste espaço de memória  será transferido para o local de destino no qual foi escolhido pelo usuário.

Vamos a um segundo exemplo: ao pressionar a tecla Print Screen, a cópia da tela também é enviada para a Área de Transferência. Com isso, ao abrirmos o Microsoft Word e pressionar o comando para colar, a imagem da tela do computador será transferida automaticamente para ele.

Quantos blocos de informação podem ser armazenados na Área de Transferência?

É importante ressaltar que a Área de Transferência trabalha com um bloco de informações por vez, ou seja, o conteúdo anterior será sempre substituído pelo novo conteúdo.

Isso significa que, ao utilizar mais de uma vez o comando para copiar um determinado arquivo ou informação, a Área de Transferência irá armazenar apenas a informação mais recente.

Vale ressaltar que existem programas que aumentam a capacidade do espaço da Área de Transferência de um computador, possibilitando armazenar uma quantidade maior de elementos.

O que acontece com o conteúdo salvo na Área de Transferência ao desligar o computador?

Conforme dissemos acima, a Área de Transferência armazena temporariamente as informações. Com isso, ao desligar o computador, todo o seu conteúdo será apagado.

O que é Área de Transferência? 1

Pode parecer uma coisa simples, mas você pode fazer um teste para comprovar isso. Experimente copiar uma pasta ou arquivo de seu computador, e na sequência reinicie o seu equipamento. Agora tente colar aquele determinado arquivo e veja o que irá acontecer. Simplesmente nada, isso porque a sua Área de Transferência inicia-se vazia.

Como utilizar a Área de Transferência do Microsoft Office?

A Área de Transferência do pacote de programas do Microsoft Office é bastante útil. Dentro de um documento do Microsoft Word, ao pressionar os comandos para copiar ou recortar um texto ou gráfico, este conteúdo ficará guardado temporariamente na memória, podendo ser colado em qualquer outra parte do documento, ou até mesmo em outro arquivo do Office.

Um dos benefícios da Área de Transferência do Word é possibilitar o acesso a itens que foram copiados ou recortados durante o trabalho realizado dentro do documento de texto. Para isso, acessar a área de transferência do Word e clicar no item desejado.

Onde está a Área de Transferência do Word?

As informações que iremos fornecer abaixo serão para as versões do Office 365, Word 2013, Word 2016, Word 2019, ou superior.

Para acessar a Área de Transferência do Word, clique na guia Página Inicial, e em seguida, clique no ícone situado no canto inferior direito do item Área de Transferência.  Para facilitar esta explicação, confira a ilustração abaixo:

O que é Área de Transferência? 2

Em seguida, você terá acesso a uma tela, como mostrado na seguinte ilustração:

O que é Área de Transferência? 3

A imagem acima indica que o usuário utilizou a área de transferência 4 vezes. Desta forma, ele poderá restaurar o conteúdo de uma delas bastando clicar na opção desejada.

Observe que é possível também colar todos os itens armazenados na área de transferência clicando no botão Colar Tudo.

E por mim, para limpara área de transferência, basta clicar no botão Limpar Tudo.

Como acessar a Área de Transferência do smartphone Android

Dispositivos móveis também disponibilizam o recurso de copiar e colar permitindo acessar os conteúdos capturados por último.

Para acessar a área de transferência do smartphone, é muito simples. Abra algum aplicativo que possibilite escrever ou digitar textos. Em seguida, toque e segure por dois segundos a área de digitação. Ao soltar, observe que irá surgir uma janela de opções, conforme mostrado na imagem abaixo:

O que é Área de Transferência? 4

Clique na opção Área de Transferência. Com isso, você terá acesso aos conteúdos mais recentes que foram copiados ou recortados, incluindo textos e imagens. Para restaurar um deles, basta clicar no item desejado.


O que achou deste conteúdo a respeito do conceito Área de Transferência? Se estas informações foram úteis para você, clique no botão curtir no final desta página para ajudar a impulsionar este conteúdo com mais pessoas.

O que é Área de Transferência? 5

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.