O que é Spam?

Todas as pessoas que já tiveram contato com um computador provavelmente possui uma conta de e-mail. A ferramenta de e-mail é um item indispensável e que já faz parte da vida da maioria das pessoas. Vamos falar neste artigo de um conceito que está relacionado com os e-mails. Trata-se do Spam. Você sabe o que é Spam? Continue nesta leitura e confira este artigo preparado pelo portal Dicas de Informática Básica, com muitas informações úteis e curiosidades a respeito deste conceito.

O que é Spam?

Confira abaixo algumas definições para o conceito Spam:

  • Spam é uma palavra utilizada para referir-se às mensagens de e-mail não solicitadas, enviadas para muitas pessoas;
  • Spam é o termo usado para se referir aos e-mails que são enviados para as pessoas sem o seu consentimento;
  • Spam são mensagens eletrônicas indesejadas que recebemos em nossas contas de e-mails;
  • Spam é um método de engenharia social que consiste no envio de mensagens não solicitadas para uma grande quantidade de usuários;
  • Spam refere-se à toda prática de marketing realizada de maneira intrusiva, invasiva e cansativa;

Spam é constituído apenas de e-mails?

Não necessariamente. Conforme visto na última definição de spam listada acima, observa-se que o spam pode estar relacionado a qualquer prática de marketing, e não apenas ao envio de e-mails.

O envio de spam iniciou-se a partir do uso das ferramentas de e-mails. Entretanto, o spam pode ser enviado através de outras ferramentas, tais como Facebook, Twitter, entre outras redes sociais. De um modo geral, qualquer ferramenta digital que possibilita o envio de mensagens para terceiros, está apta a enviar também mensagem de spam. Nesse sentido, podemos destacar o SMS e WhatsApp como ferramentas também utilizadas para o envio de spam.

Infelizmente, as novas tecnologias têm contribuído bastante para intensificar o envio de spams, tanto no volume de mensagens, como também na velocidade de transmissão.

De onde surgiu o termo Spam?

O termo Spam possui uma origem bastante curiosa. Existem algumas teorias que explicam o porquê deste termo. Vamos a uma delas: Spam refere-se a uma marca de presunto que surgiu no ano de 1937. Muitos acreditam que trata-se da abreviatura de Spiced Ham, um presunto enlatado de uma empresa americana chamada Horml Foods. A associação deste produto com o envio de mensagens não solicitadas vem de de uma cena criada por um grupo de humoristas da Inglaterra. A cena mostra uma senhora fazendo a leitura de um cardápio em uma lanchonete. Com isso, ela percebe que todos os pratos são constituídos pelo presunto SPAM e então, todas as pessoas ficam insistindo que qualquer pedido tenha Spam, independente se ela dissesse que não queria.

Quando foi enviado o primeiro Spam?

O primeiro spam ocorreu em 1994, quando dois advogados espalharam uma mensagem sobre uma loteria para diversos grupos de discussão.

Para que serve o Spam?

Agora que você já sabe o que é spam, sabe dizer para que ele é usado? As mensagens de spam são utilizadas, na maior parte dos casos, para enviar propagandas não solicitadas. Há ainda mensagens de spam com conteúdo mais agressivo, isto é, com o intuito de dar golpes nas pessoas, roubando suas informações, e também de comprometer o bom funcionamento de seus equipamentos.

Além de propagandas e disseminação de vírus, as mensagens de spam também são responsáveis pelo envio de correntes, lendas urbanas, pornografia, entre outras coisas.

O Spam é largamente utilizado para a divulgação de produtos e serviços. Em geral, são produtos que não possuem respaldo legal e nem a qualidade exigida pela sociedade e órgãos de fiscalização competentes para serem comercializados nas suas formas mercantis. Desta forma, seus detentores utilizam o Spam para a divulgação ilícita, visando a comercialização também irregular.

O Spam também vem sendo utilizado para a divulgação de produtos contrabandeados ou pirateados. O grande problema do Spam é o seu grande volume e um endereço atacado será constantemente bombardeado por dezenas, até centenas, de mensagens todos os dias.

O que é Spam? 1

Como diminuir o recebimento de spams?

Vários servidores de e-mails disponibilizam filtros antispam para seus usuários. Entretanto, eles funcionam como uma forma paliativa de lidar com o problema, pois não o elimina, visto que a fonte é social e não técnica.  E isso, sem contar que, da mesma maneira que os filtros antispam encontram-se cada vez mais avançados, os proliferadores de spam também estão sempre aprimorando os seus procedimentos para envio e procurando novas brechas para facilitar a sua proliferação.

Você também pode utilizar os chamados e-mails temporários, que são contas de e-mails criadas apenas para uma finalidade específica. Para mais detalhes, sugerimos que leia o artigo Como criar um email temporário?

O que fazer ao receber uma mensagem de spam?

Ao receber uma mensagem de spam, não há nada a fazer além de ignorar e excluí-lo. Recomenda-se fortemente não abrir este tipo de mensagem, muito menos clicar em anexos e links incorporados na mensagem.

O que é caixa de Spam?

Todos os provedores de e-mails possuem uma pasta de mensagens denominada Spam ou Lixo Eletrônico. Desta forma, o filtro do e-mail tem o papel de encaminhar automaticamente todas as mensagens recebidas para esta pasta quando entender que trata-se de um spam.

No entanto, é importante destacar que o usuário deve sempre consultar a pasta de spam de sua conta de e-mail. Isto porque, é comum que o seu provedor de e-mails encaminhe por engano uma mensagem verdadeira para esta pasta.

Como identificar uma mensagem de Spam?

Identificar as principais características do Spam é fundamental para que os usuários possam eliminá-los mais facilmente. Cabe destacar que nem todas as características apresentadas abaixo estarão visíveis ao mesmo tempo em uma mensagem de spam. No entanto, essas informações irão contribuir para que o usuário não seja pego de surpresa e tenha mais segurança ao saber identificar esse tipo de mensagem.

Spam contém mensagem apelativa

Preste atenção no título e na mensagem recebida em seu e-mail. Geralmente, esse tipo de mensagem não solicitada irá enviar ofertas de produtos ou serviços, descontos e promoções.

Spam possui um título confuso

O título e uma mensagem do tipo spam pode estar registrada de um modo confuso para se parecer com uma mensagem pessoal. Exemplo: “Oi, você sumiu, como está?”.

Spam possui um remetente estranho

Verifique o e-mail de origem da mensagem recebida em seu e-mail. Geralmente o endereço de e-mail é constituído por caracteres aleatórios e que não fazem nenhum sentido para os usuários.

Como é enviado o Spam?

O envio de spam está vinculado ao disparo em massa, isto é, para uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo. Geralmente são utilizadas plataformas específicas para realizar o envio deste tipo de mensagem.

O envio de spam também pode ter relação com computadores infectados. Dessa maneira, o vírus pode fazer uso do e-mail do usuário para enviar spam para todos os seus contatos, sem o seu consentimento.

O que é denunciar Spam?

Você já utilizou o recurso para denunciar um spam? Verifique se no seu e-mail há a opção para denunciar o recebimento de mensagens não solicitadas. Desta maneira, você estará contribuindo para tornar a sua caixa de entrada mais limpa e segura contra spams.


Concluindo

Agora, temos a certeza de que você é capaz de responder a qualquer uma das seguintes perguntas: “o que é spam no Facebook”, “o que é spam no WhatsApp”, “o que é spam no email”, entre outras.

Infelizmente, ainda estamos longe de ficar livres do Spam. Sendo assim, é importante fazermos uso do bom senso e agir da maneira mais prudente possível. A dica é: nunca abrir este tipo de mensagem.

Se você gostou dessa matéria que fez uma abordagem sobre o conceito Spam, clique no botão curtir no final desta página para contribuir com o nosso Portal. Compartilhe também esta matéria nas redes sociais e no seu WhatsApp.

O que é Spam? 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.