O que é Erro de Sintaxe?

Durante o uso de algum programa específico em seu computador, provavelmente você já tenha passado por este problema: Uma janela de erro de sintaxe aparecer bem no meio da tela de seu monitor. Entretanto, este tipo de erro pode ser retornado de diversas maneiras, de acordo com a aplicação que está sendo utilizada pelo usuário. Afinal de contas, você sabe o que é Erro de Sintaxe? Continue lendo esse post e saiba mais detalhes sobre esse tipo de erro comum entre os desenvolvedores.

Entendendo o que é sintaxe

Na linguagem humana, pode-se dizer que a sintaxe corresponde ao modo como as palavras são organizadas em frases para que façam sentido. Essa definição também se aplica na linguagem dos computadores. Entretanto, enquanto os seres humanos são adaptáveis e podem estruturar uma sentença de diversas maneiras, os computadores precisam de instruções muito exatas para poderem interpretá-las.

No mundo dos computadores, a sintaxe corresponde ao conjunto de regras e normas que definem as sequências adequadas dos elementos de uma linguagem de programação. Ou seja, a sintaxe é a maneira como as instruções de código de uma linguagem específica são escritas.

A sintaxe na linguagem humana

Imagina alguém dizendo para você “Eu vi uma mulher lá com um binóculo”. Existem diversas maneiras de se interpretar esta frase. Confira abaixo alguma possibilidades:

  • Usando um binóculo, consegui ver uma mulher lá.
  • Eu vi uma mulher que estava lá com um telescópio.
  • Eu vi uma mulher e um binóculo, os dois estavam lá.
  • Eu estava lá e vi uma mulher que tinha um binóculo.
  • Às vezes, eu vou lá e vejo uma mulher usando um binóculo.

Percebe a quantidade de interpretações possíveis? Como humanos, podemos aplicar qualquer um desses contextos.

O que é erro de sintaxe na linguagem dos computadores?

O erro de sintaxe é uma mensagem de erro muito comum na informática. Trata-se de um conceito fundamental que todo desenvolver de programas deve conhecer. Ele é universal em todas as linguagens. Geralmente um erro de sintaxe menciona alguma informação extra que poderá ajudar na correção do código.

Os erros de sintaxe são tratados de maneiras diferentes de acordo com o tipo de linguagem computacional. Confira alguns exemplos para entender isso melhor:

  • Em uma planilha do Excel, ao digitar uma fórmula sintaticamente incorreta, a célula retornará o seguinte erro “#VALOR!”. Apesar de este retorno não rotular explicitamente que houve um erro de sintaxe, ainda sim este tipo de erro é considerado um.
  • Em uma página HTML, podemos quebrar muitas regras e mesmo assim a página será carregada no navegador. O problema é que o comportamento pode se tornar imprevisível. Por exemplo, a página pode carregar normalmente na tela de uma pessoa, enquanto para outra pode carregar com erros. Neste caso, uma boa recomendação é sempre testar o seu código com o serviço de validação do W3C, que fornece informações detalhadas sobre erros no código HTML.
  • No código JavaScript, quando é identificado um erro de sintaxe, ele impede que o segmento com o erro seja executado. No entanto, o restante do código contido em outros segmentos será executado desde que não dependam do segmento com o erro. Ao executar o código em um navegador, normalmente nada acontecerá. Você não receberá uma mensagem de erro nem o código será executado.

Podemos dizer, em outras palavras, que os erros de sintaxe correspondem à falta de conformidade com as regras de uma linguagem específica. Um simples ponto e vírgula no local errado poderá ocasionar este tipo de erro.

O que é Erro de Sintaxe? 1

Como corrigir um erro de sintaxe?

Uma vez que você já sabe o que é erro de sintaxe, o próximo passo é você entender como corrigir este tipo de erro.

Se o seu código falhar devido a um erro de sintaxe, há alguma coisas que você pode fazer para tratar o seu código. Confira abaixo:

  • Você precisa descobrir exatamente onde o erro se encontra no código. Em muitas linguagens de programação, você consegue receber facilmente  mensagens de erro com detalhes informando o local com o erro. Uma vez identificada a instrução do código com erro, você pode verificar a documentação oficial da linguagem para obter exemplos da sintaxe correta;
  • Se você não tiver certeza sobre a origem do erro, você pode tentar dividir o código em partes menores, verificando se cada uma delas funciona corretamente. Desta maneira, você poderá identificar qual seção contém o erro, e assim poderá corrigi-lo.
  • Se você precisar depurar o código, uma boa opção é usar ferramentas adequadas de desenvolvedor;
O que é Erro de Sintaxe? 2
Exemplo de erro de sintaxe

Finalizando a matéria sobre o que é erro de sintaxe

Se você é uma pessoa que está iniciando os seus estudos e aprendizado no mundo do desenvolvimento de programas, tenha em mente que o erro de sintaxe é considerado um dos erros mais simples de se identificar e de se reparar. A sua jornada neste mundo imenso de códigos será marcado com diversos desafios, dificuldades e, claro, diversos erros para resolver. Tudo isso faz parte do processo de aprendizado, uma vez que irá contribuir para torná-lo um profissional de qualidade. Quanto mais você praticar, maior será a sua facilidade para tratar quaisquer tipos de erros encontrados em seu caminho, como também, você estará apto a fazer parte desse mercado de trabalho que encontra-se em expansão.

Agora que você já sabe o que é erro de sintaxe, clique no botão curtir no final desta página. Desta maneira você estará ajudando o portal Dicas de Informática Básica a criar novos conteúdos.

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.