O que é Google Play Services

Se você possui um smartphone com o Sistema Android instalado, pode ter se deparado alguma vez com o Google Play Services. Ele está visível dentro da seção Configurações > Aplicativos instalados do seu dispositivo móvel. Afinal de contas, você sabe para que ele serve? Continue nesta post e conheça informações interessantes a respeito deste conceito.

Confira abaixo o que os usuários da internet costumam buscar no Google para chegar até esta matéria:

  • google play services atualizar;
  • google play services parou de funcionar samsung;
  • google play services download;
  • google play services não atualiza;
  • google play services apresenta falhas continuamente como resolver;

O que é Google Play Services

O Google Play Services é um aplicativo que vem instalado juntamente com o Sistema Operacional Android. Como o próprio nome sugere, trata-se de um serviço responsável por realizar diversas funções importantes no aparelho. Sem ele, pode-se afirmar que o smartphone ficaria totalmente limitado, uma vez que inviabiliza o funcionamento de seus aplicativos.

Confira abaixo informações a respeito de algumas das principais funções realizadas pelo Google Play Services.

Para que serve o Google Play Services

O Google Play Services é responsável por realizar diversas funções de extrema relevância no sistema do aparelho, tratando-se, portanto, de um componente fundamental para possibilitar o correto funcionamento de todos os aplicativos instalados no Android, a partir da versão 2.2 em diante.

Esse componente tem o papel de atualizar os aplicativos da Google como também os demais aplicativos disponibilizados pela Google Play, como WhatsApp, Uber e Facebook. Ele irá realizar a autenticação para serviços, sincronização de contatos, conceder acesso a configurações de privacidade, entre outros recursos.

O Google Play Services é considerado uma revolução em aparelhos móveis. Isso porque ele possibilita que os aplicativos da Google sejam atualizados sem necessariamente depender de uma atualização do sistema Android. Por exemplo, o Waze é um aplicativo de navegação por GPS muito utilizado por motoristas de todo o país. Sua versão é atualizada periodicamente, tornando-se cada vez mais completo e eficiente. E isso ocorre apenas pelo fato de o Google Play Services manter-se funcionando a todo momento no celular.

Desta maneira, pode-se concluir que o Google Play Services é um componente do Android que possibilita que o usuário utilize os aplicativos da Google (como Gmail, Google Maps e Google Play) em seu aparelho sempre na versão mais atual, sem a necessidade de atualizar a versão do sistema Android.

Posso remover o Google Play Services do meu Android?

Conforme visto até agora, o Google Play Services é uma ferramenta essencial para o garantir o funcionamento adequado do do celular. Apesar de ser possível desativá-lo, esta ação não é recomendável.

O Google Play Services não pode ser desinstalado assim como os demais aplicativos instalados. Entretanto, você pode desativar através do seguinte caminho:

  1. Acesse Configurações;
  2. Acesse a opção Aplicativos;
  3. Localize e clique em Google Play Services;
  4. Na tela que surgir, clique em Desativar;

A desativação deste recurso não é recomendada, visto que poderá acarretar em problemas no funcionamento dos aplicativos instalados.

Como atualizar o Google Play Services

O Google Play Services é um serviço atualizado automaticamente, não sendo necessário que o usuário tome nenhuma ação. No entanto, alguns problemas do sistema podem dificultar ou até mesmo impossibilitar a sua atualização.

Quando o celular começa a apresentar problemas na execução de  aplicativos, pode ser necessário “forçar” uma atualização manual.

Para isso, siga o seguinte caminho par instalar/atualizar:

O que é Google Play Services 1
  1. Acesse Configurações;
  2. Acesse a opção Aplicativos;
  3. Localize e clique em Google Play Services;
  4. Em seguida, busque pela opção de Detalhes do app na loja;
  5. Selecione a opção Atualizar ou Instalar;

Caso essas opções não estejam disponíveis em seu aparelho, você poderá recorrer às etapas abaixo:

  1. Acesse Configurações;
  2. Acesse a opção Aplicativos;
  3. Localize e clique em Google Play Services;
  4. Em seguida, clique em Armazenamento;
  5. Na tela que surgir, clique em Limpar cache;
  6. Em seguida, clique em Gerenciar Armazenamento, e depois em Limpar todos os dados;

Observações: As nomenclaturas indicadas nas etapas acima, podem variar um pouco, de acordo com a versão instalada no celular.

Após seguir estas etapas, tente novamente realizar os procedimentos para instalação/atualização do Google Play Services.

Google Play Services apresenta falha continuamente

Esta mensagem de erro pode aparecer no aparelho e indica uma falha no funcionamento do Google Play Services.

Se o seu Google Play Services parou de funcionar, recomendamos que siga as etapas mostradas acima de “Limpar Cache” e “Limpar todos os dados”.

Se, ainda assim, o Google Play Services estiver apresentando mensagens de erro e não ser possível realizar a sua atualização ou reinstalação, há outras alternativas que podem ser testadas:

  • Verificar se há espaço de armazenamento disponível no dispositivo móvel;
  • Verificar se há conexão com a internet;
  • Testar o funcionamento do cartão de memória, caso ele esteja sendo utilizado;
  • Realizar a desinstalação e reinstalação do Google Play Store;
  • Verificar se há atualizações para o sistema Android;
  • Remover a adicionar novamente a conta do Google no sistema Android;

Como baixar o APK do Google Play Services

É possível baixar o APK da Google Play Services e tentar instalar em seu celular para ver se resolve o problema. Neste caso, você deve, primeiramente, verificar qual é a versão instalada em seu celular. Siga os passos abaixo e saiba como:

  1. Acesse Configurações;
  2. Acesse a opção Aplicativos;
  3. Localize e clique em Google Play Services;
  4. Você poderá visualizar a versão instalada do componente. Ela estará visível na parte superior ou na parte inferior da tela, dependendo da versão do seu Android.
  5. Uma vez que você tiver esses dados anotados, acesse o site https://www.apkmirror.com/, busque pelo nome Google Play Services com o número da versão anotada e faça o seu download;

Observação: A instalação de APKs de maneira incorreta pode comprometer no bom funcionamento do dispositivo. É aconselhável que você faça um backup de todos os seus dados antes de recorrer a esta opção.

Uma vez que você fez o download do Google Play Services e instalou em seu aparelho, verifique se agora o seu problema foi resolvido.

Google Play Services não funciona

Seguiu todos os conselhos e dicas citadas nesta matéria e o seu problema não foi resolvido? Indicamos que você então formate o seu celular Android, acionando a opção para restaurar os dados de fábrica. Desta maneira, o celular será todo zerado e você poderá começar a trabalhar com ele do zero. E claro, isso só após você ter feito o backup de todos os seus dados, contatos, arquivos, fotos, imagens e qualquer outro tipo de arquivo.

Se você não saber como fazer isso, procure alguém que possa realizar isso para você. De preferência, vá até uma loja especializada.

Chegamos ao fim de uma matéria longa a respeito do Google Play Services. Se você gostou das informações indicadas acima, ajude o nosso portal Dicas de Informática Básica, clicando no botão curtir no final desta página.

O que é Google Play Services 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.