Todos os dias milhões de usuários acessam uma infinidade de sites, tais como páginas de notícias, redes sociais, humor, educativos, etc.
Mas, afinal, se for preciso responder, numa linguagem mais técnica, o significado de site, o que você responderia?
Site é um conjunto de páginas de hipertexto, que podem conter arquivos de textos, imagens e sons.
No Hipertexto, as informações não são organizadas de forma linear, como nos livros, e sim pela interconexão de textos (links).
A visualização das páginas da internet (sites) se faz por meio de softwares denominados navegadores (como o Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer), que leem e interpretam o código HTML dessas páginas e as exibem para o usuário. A construção de sites exige cuidado, uma vez que navegadores diferentes podem interpretar de forma distinta o conteúdo visual das páginas da Internet.
As páginas de um site são escritas na linguagem HTML. HTML é uma linguagem de marcação. Para formatar as páginas, usam-se as chamadas tags. Por não se tratar de uma linguagem de programação, as páginas da internet, para se tornarem mais interessantes, deveriam conter programas. Surgiram várias soluções para isso.
Uma delas foram os scripts, pequenos programas incorporados às páginas, com capacidade de gerar efeitos especiais de animação, formatação e formulários.
Com o tempo, passaram-se a adotar tecnologias mais poderosas, como o Java. Essas tecnologias transformam os sites, antes estáticos, em sistemas dinâmicos de informação, ligados a bancos de dados em tempo real.