É fato que a maioria dos usuários, ao efetuarem uma busca no Google (ou outros buscadores como Yahoo! e Bing), tendem a visitar os sites que estão no topo da lista dos resultados exibidos pelo buscador, que por sua vez, são considerados os sites mais relevantes para o termo digitado na busca. Se você já se perguntou por que, e como esses sites são classificados como os mais relevantes, a resposta está na técnica poderosa chamada SEO – (Search Engine Optimization ), ou Otimização para mecanismos de Pesquisa.
Não existem receitas de bolo ou regras fáceis de serem seguidas para otimizar um site para os buscadores, porém, existem diversos cuidados a serem tomados para não se infringir a ética e para que os objetivos da otimização sejam realmente alcançados.
SEO são técnicas e ferramentas desenvolvidas com base no funcionamento dos buscadores. Tais técnicas ajudam os buscadores a encontrar e classificar os sites de acordo com sua relevância, em resposta a uma consulta de pesquisa.
SEO requer tempo e paciência: depois de otimizada, uma página pode demorar um mês ou mais para ser indexada pelos buscadores.
O Google, assim como os demais mecanismos de busca, não divulgam suas regras, que por sua vez, mudam ao longo do tempo.
Os mecanismos de busca têm como princípio fundamental facilitar as buscas fornecendo os resultados mais relevantes a quem o usa. E esta é a principal razão pela qual os critérios dos mecanismos de busca mudam de forma constante: justamente para preservarem esse princípio básico.