Documento do Word não abre. O que fazer?

Não há dúvidas de que o computador veio para tornar as tarefas do dia-a-dia mais fáceis. Em se tratando de trabalhos envolvendo textos, por exemplo, não podemos deixar de mencionar o tão conhecido Microsoft Word, considerado o processador de textos mais popular do sistema operacional Windows.

Entretanto, como nem tudo são flores, em alguns momentos o seu computador poderá se comportar de uma maneira indevida, ou seja, não irá executar uma determinada ação da maneira que você gostaria. E com o processador de textos Word, a história não é diferente. Confira abaixo um problema que pode acontecer com você relacionado a este programa instalado em seu computador:

Documento do Word não abre

Se você tem dificuldades para abrir algum arquivo de texto do Word em seu computador, é necessário levar em conta que existem vários fatores que podem desencadear tal problema.

  • Verifique se o seu computador possui o Microsoft Office instalado e funcionando. Pode parecer uma dica simples, porém, é muito comum as pessoas terem problemas para abrir o Word devido ao programa não ter licença de uso. Desta maneira, ele passa a funcionar de maneira limitada, ou até mesmo poderá não iniciar.
  • Verifique se a versão de seu Microsoft Word é inferior à versão do Word em que foi criado o documento de texto. E principalmente, considerando versões mais antigas do Word, como 2003, você não consegue acessar documentos de textos criados em versões mais recentes. Neste caso, a própria Microsoft disponibilizava um arquivo que corrigia esta restrição. Trata-se do Pacote de Compatibilidade para o Microsoft Office. Infelizmente, esse pacote não está mais disponível para download, uma vez que a Microsoft encerrou o seu suporte a essas versões antigas do programa;
  • Uma outra dica que você pode recorrer é alterar o formato do arquivo de texto. Ao se deparar com o arquivo de texto que não abre, você observou se ele exibe o ícone do Word? Se não, provavelmente o arquivo tenha “perdido” a sua extensão, ou em outras palavras, será necessário você renomear o arquivo e digitar no final do nome os caracteres “.doc”, sem aspas;
  • Instale uma versão mais recente do pacote Office em seu computador;
  • Experimente abrir o documento de texto usando o Word Online. Neste caso, você precisa de uma conta da Microsoft (Hotmail/Outllook) para ter acesso à ferramenta. O Word Online é bem parecido com o programa instalado na máquina, possuindo algumas restrições, mas que não irão te privar de acessar ou mesmo alterar o arquivo;
  • Utilize o Google Docs para abrir o arquivo. Você também pode recorrer ao processador de textos do Google para tentar abrir o seu arquivo de texto. Para isso, você precisa de uma conta Google para acessar a ferramenta;

Microsoft Word parou de funcionar

Se o seu processador de textos parou de funcionar, provavelmente seja necessário você reinstalar o pacote Office em seu computador, ou então instalar uma versão mais atualizada.

Antes de fazer uma nova instalação, é importante certificar-se de que ele realmente esteja com problemas que não podem ser resolvidos facilmente. Entretanto, algumas mensagens de erro do Word podem se referir a coisas mais simples de se resolver. Por exemplo, veja uma mensagem de erro que pode acontecer com alguns usuários:

“Este arquivo não tem um programa associado a ele para executar esta ação. Crie uma associação no painel de controle opções de pasta.”

O erro acima ocorre quando o programa e o arquivo do documento Word está sem o seu devido vínculo. Neste caso, você pode fazer realizar os seguinte passos para tentar solucionar este problema:

Documento do Word não abre. O que fazer? 1
  1. Clique com o botão direito do mouse encima do arquivo de texto que está com o problema de inicialização;
  2. Selecione a opção Abrir com, e depois clique em Escolher programa padrão;
  3. Será exibido uma listagem de programas. Você deverá localizar e clicar sobre o ícone correspondente ao Microsoft Word;
  4. Marque a caixinha Sempre usar o programa selecionado par abrir este tipo de arquivo;
  5. Confirme em OK.
  6. E pronto! Verifique se o documento de texto irá abrir normalmente.

Confira abaixo um outro erro comum do programa Word 2016, como também em outras versões.

Erro no Word ao tentar abrir o arquivo

Esse erro ocorre ao tentar abrir um documento de texto corrompido do Word 2016. Ao fechar a janela de mensagem deste erro, o Word é inicializado, no entanto, não abre o arquivo de texto.  No Excel, a mensagem de erro que pode aparecer é:

O arquivo está corrompido e não pode ser aberto.

Para resolver esses dois erros citados acima, você pode tentar realizar os seguintes comandos:

  1. Clique com o botão direito do mouse encima do arquivo do Word/Excel que está com problemas;
  2. Selecione a opção Propriedades;
  3. Na guia Geral, marque a caixa Desbloquear;
  4. Confirme no botão OK;
  5. E pronto! Tente abrir o arquivo e verifique se o problema foi resolvido.

Concluindo…

Esperamos poder ter ajudado a solucionar o seu problema. Há muitos outros fatores que podem ocasionar a problemas de inicialização do Word. Por exemplo, o documento de texto realmente pode estar corrompido, o que impossibilitaria a sua abertura. Quando isso acontece, existem alguns “reparadores de arquivos de texto do Word” que podem recuperar o arquivo. No entanto, nem sempre eles conseguem recuperar o arquivo corrompido.

Se mesmo com as dicas acima o seu problema não for solucionado, indicamos que você tente reinstalar o seu pacote Office. Se você não tem um conhecimento razoável que lhe possibilite fazer isso com segurança, chame um técnico ou profissional que possa realizar este trabalho para você.

Por isso, sempre ressaltamos a importância de você manter um backup de seus principais arquivos em outras mídias, como pendrive, HD externo, e claro, na própria nuvem. Se você ainda nunca sabe o que é serviço de armazenamento em nuvem, clique neste link: Como salvar arquivos na nuvem?

Quando você menos espera, aquele seu precioso pendrive, que você leva com você em todo o lugar, pode não mais funcionar. Ou até mesmo, aquele HD externo que você tem tanto cuidado no manuseio, pode cair e danificar todos os arquivos armazenados. Isso demonstra que nunca estamos 100% seguros, sendo preciso tomarmos sempre uma medida de segurança, e isso se chama Backup.

Este artigo também poderá ser útil para você: Planilha do Excel não abre. O que fazer?


O que você achou deste artigo? Se as informações fornecidas aqui foram úteis para você, clique no botão curtir no final desta página, e assim você estará ajudando a impulsionar este conteúdo com mais pessoas.

Documento do Word não abre. O que fazer? 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.