Por que devemos usar ícones em nossos sites?

Os ícones correspondem às pequenas imagens utilizadas por motivos que variam desde uma “quebrada” em layouts muito sérios e vazios até a criação de elementos inovadores de design, como menus de navegação compostos apenas por ícones.

A principal função dos ícones é, realmente, a substituição de palavras e expressões em uma página da Web, muitas vezes graças ao espaço reduzido ou até mesmo por conveniência. Ou seja, um ícone, além da função ilustrativa e decorativa, deve indicar ao usuário o seu objetivo de estar ali, utilizando-se de ideologias, não de palavras.

Para fins didáticos, confira abaixo a divisão dos ícones em três grupos, baseando-se em seus significados aparentes, ou aquilo que conseguem transmitir aos olhos e à percepção do usuário.

Por que devemos usar ícones em nossos sites? 1
  • Ícones subjetivos: utilizam imagens remetendo à ideia de algo, seja através de clichês ou de associações. O significado que os ícones subjetivos transmitem é puramente ideológico e metafórico. Exemplo: O desenho de uma casinha pode ser usado para indicar um botão que leve o usuário para a página inicial do site;
  • Ícones objetivos: descrevem literalmente uma palavra ou expressão. Ou seja, não se utilizam de significados ideológicos. Exemplo: O desenho de uma taça pode ser usado para indicar uma seção de bebidas;
  • Ícones abastrato: correspondem às setinhas, marcadores, dentre outros. São utilizados como elementos de navegação, e também como componentes de layout, sem função aparente.

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.