Quais são os formatos de imagens mais usados no mundo digital?

Os formatos de imagens mais comuns usados em câmeras digitais, impressoras, scanners, internet, e em nosso próprio computador são: JPG, TIFF, PNG e GIF.

  • As câmeras digitas e sites da internet normalmente usam arquivos de imagem no formato JPG (ou JPEG) (sigla de Joint Photographic Experts Group), isso porque é um formato de compressão que torna o arquivo bem pequeno. Porém, JPG é um formato de compressão com perdas, que gera uma perda de qualidade na imagem. É importante ressaltar que, essa perda talvez nem seja notada por nós, isso porque as imagens neste formato e vistas da tela do nosso computador, aparecem num tamanho que não exibem os detalhes que poderiam indicar realmente essa perda na qualidade. Outro ponto também relacionado à qualidade da imagem, é sobre a possibilidade de configurar a qualidade que iremos colocar numa determinada imagem usando um programa editor de imagem. Quanto maior a qualidade que colocamos para a imagem, maior o arquivo gerado.As imagens JPG aceitam 16 milhões de cores. É um formato que não possui suporte a transparência (imagem sem fundo).
  • TIFF, sigla de Tagged Image File Format,  é um formato de imagem sem perdas, e é considerado um formato de alta qualidade. Consequentemente, o tamanho dos arquivos neste formato são muito grandes.O TIFF também pode ser chamado de TIF.
  • GIF, sigla de Graphics Interchange Format,  é um formato de imagem que aceita somente 256 cores. Possui como característica, a possibilidade de criar tanto imagens estáticas como em movimento. As imagens em movimento são, na verdade, um conjunto de várias molduras que se sucedem rapidamente, dando uma impressão de que a imagem se move.  Outra característica desse formato é do uso de transparência (imagem sem fundo).O GIF  é melhor do que o JPG para imagens com poucas cores distintas. Exemplo: imagens de linhas  ou imagem em preto e branco (as com poucos pixels).
  • PNG, sigla de Portable Network Graphics,  é um formato de imagem que veio também para substituir o GIF. É um formato mais recente que os demais. Também aceita transparência. São arquivos que ocupam menor espaço que os de formato TIFF.O PNG também aceita 16 milhões de cores.

 

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.