O que é extensão de arquivo e para que serve?

Se você utiliza um computador no dia-a-dia para realizar algum tipo de tarefa ou atividade, como por exemplo, acessar o e-mail, criar uma planilha no Excel, ou escrever um texto no Word, é certo de que você esteja faze0ndo uso das extensões de arquivos o tempo todo. Continue neste artigo preparado pelo portal Dicas de Informática Básica, e saiba mais detalhes a respeito das extensões de arquivos.

O que é extensão de arquivo?

Com o advento da informática e, em especial, dos programas para computador, a relevância das extensões vem aumentando a cada dia.

As extensões de arquivos referem-se a sufixos usados para estabelecer e definir o formato e a função desempenhada pelos arquivos de um computador. Desta forma, o sistema operacional Windows é constituído por uma infinidade de arquivos dos mais variadas extensões.

Por exemplo, ao criar um documento de texto no Microsoft Word e salvá-lo com o nome Dicas de Informática, na realidade, o seu nome registrado no sistema será um dos seguintes:

  • Dicas de Informática.doc
  • Dicas de Informática.docx.

Observe o sufixo após o nome do arquivo. Esse sufixo, refere-se, portanto, à extensão do arquivo.

Observação: formato é um termo sinônimo de extensão. Desta forma, é comum que alguns usuários utilizem “extensão de arquivo” e outros “formato de arquivo”.

Para que serve uma extensão de arquivo?

Conforme dissemos acima, as extensões de arquivos são usadas para diferenciar os tipos de arquivos e funções desempenhadas. É importante ressaltar que, cada extensão de arquivo deve possuir um programa relacionado para o seu acesso. No exemplo dado acima, o sistema já reconhece o Microsoft Word como programa padrão para abrir arquivos com extensão .doc ou .docx.

Se não existissem as extensões para a identificação dos arquivos, seria praticamente impossível trabalhar em um computador, uma vez que seria necessário informar e até mesmo adivinhar o tipo de arquivo em que se está lidando.

Portanto, cada tipo de arquivo possui uma extensão específica e um programa próprio capaz de acessar e editar o seu conteúdo.

Quais as características de uma extensão de arquivo?

Agora que você já sabe o que é extensão de arquivo e para que serve, confira algumas características a respeito deste conceito:

  • No sistema operacional Windows, uma extensão é basicamente composta por três caracteres, no entanto, existem também extensões com um, dois e até mesmo quatro caracteres;
  • A extensão de um arquivo situa-se sempre no final do nome do arquivo;
  • A extensão de um arquivo inicia-se sempre com um ponto final;
  • O nome de um arquivo é dividido em duas partes: Nome + Extensão.

Quais são as extensões de arquivos mais comuns?

Existem várias extensões de arquivos. Confira algumas:

Exemplos de extensão de arquivos do tipo imagem:

  • .png
  • .gif
  • .jpg

Exemplos de extensão de arquivos do tipo áudio:

  • mp3
  • wav

Exemplos de extensão de arquivos do  sistema operacional:

  • .dll
  • .exe

Exemplos de extensão de arquivos do tipo planilha:

  • .xls
  • .xlsx
  • .xlr

Eemplos de extensão de arquivos do tipo páginas de internet:

  • .htm
  • .html
  • .php

É importante ressaltar que as pastas/diretórios de um computador não possuem uma extensão, tratando-se apenas de espaços criados para armazenar e agrupar os mais diversos tipos de arquivos.

Para mais informações a respeito do conceito de pastas, sugerimos que você acesse o seguinte artigo: Para que servem as pastas de computador?

Como alterar os programas padrão no Windows 10?

Agora que você já sabe que cada extensão de arquivo possui um programa padrão correspondente, é importante estar ciente de que é possível alterá-los caso seja necessário.

Confira abaixo um passo-a-passo mostrando como é possível alterar o programa padrão para um tipo de arquivo específico. Estamos considerando que você esteja utilizando o sistema operacional Windows 10, porém, esses comandos também podem funcionar para outras versões do sistema.

  • Acesse o Menu Iniciar;
  • Clique na opção Configurações, representada pelo ícone de engrenagem;
  • Na tela que abrir, clique na opção Sistema;
  • Em seguida, observe ao lado esquerdo da tela um campo de busca. Digite “Aplicativos Padrão” e clique sobre ele;
  • Navegue pela página rolando para baixo e clique na opção Escolha os aplicativos padrão por tipo de arquivo;
  • Você terá acesso a uma listagem de extensões de arquivos com seus respectivos programas padrão. Para alterar um programa padrão, localize a extensão desejada e clique no programa à sua frente. Com isso, você poderá clicar e definir um outro programa para esta extensão.

Como alterar a extensão de um arquivo?

Existem algumas maneiras de se alterar a extensão de um arquivo. Confira abaixo algumas:

O que é extensão de arquivo e para que serve? 1

Alterando a extensão de um arquivo usando um programa

Uma das maneira mais comuns de se alterar a extensão de um arquivo consiste em utilizar um programa para efetivar esta ação. Neste caso, basta salvar o arquivo com uma extensão diferente da atual.

Para exemplificar, vamos supor que o usuário possua armazenado no computador o seu currículo criado no documento de texto do Word. Para convertê-lo para o formato PDF, é necessário alterar a sua extensão, passando de .DOCX para .PDF. Neste caso, ele poderá abrir o documento no Word, clicar em Salvar Como e na opção “Tipo de Arquivo”, poderá mudar para PDF. Veja a ilustração abaixo.

O que é extensão de arquivo e para que serve? 2
Alterando o formato de um documento do Word para PDF

Alterando a extensão de um arquivo por meio da manipulação de seu nome

Uma outra maneira de mudar a extensão de um arquivo é através da manipulação do seu nome. Para isso, é necessário que o sistema Windows esteja configurado para exibir as extensões de todos os arquivos salvos no computador.

A partir disso, o usuário poderá renomear o arquivo e alterar a extensão para o formato desejado. Por exemplo, para alterar a extensão de uma imagem de formato PNG para JPG, basta realizar a sua alteração manualmente. Supondo que o nome da imagem seja “Computador.jpg”, tudo o que precisa ser feito é alterá-lo para “Computador.png”.

Como tornar visível as extensões de arquivos no Windows 10?

Para tornar visíveis as extensões dos arquivos no Windows 10, basta seguir o seguinte passo-a-passo:

  1. Acesse o Menu Iniciar;
  2. Faça uma busca por “Opções do Explorador de Arquivos” e abra esta opção;
  3. Uma janela irá surgir. Clique na guia “Modo de Exibição”;
  4. Na seção “Guias Avançadas”, desça a barra de rolagem até a opção “Ocultar as extensões dos tipos conhecidos”;
  5. Para tornar visível as extensões dos arquivos no Windows 10, basta desmarcar esta opção e confirmar no OK. Com isso, ao acessar qualquer pasta do computador, será possível visualizar a extensão de cada arquivo armazenado no diretório;
  6. Para ocultar as extensões dos arquivos, basta acessarmos novamente essa janela de opções e marcar a opção “Ocultar as extensões dos tipos conhecidos”;

Não abra anexos de e-mail antes de verificar a extensão do arquivo

Não é novidade para ninguém que existem arquivos maliciosos que podem comprometer o bom funcionamento de nosso computador. Alguns vírus propagados através de e-mails utilizam arquivos de formatos específicos com o intuito de tentar de infectar o sistema operacional do usuário.

A dica de segurança que deixamos registrada aqui é: Jamais abra anexos de e-mail cuja extensão do arquivo seja .EXE. Isso porque, esse tipo de arquivo, como o próprio nome da extensão sugere, irá executar algum tipo de ação que poderá tornar o computador vulnerável, bem como poderá roubar e apagar informações registradas no sistema e até mesmo tornar o computador totalmente inacessível para o usuário.

Portanto, antes de abrir um anexo de e-mail, certifique-se de verificar primeiramente a extensão do arquivo recebido.

Meu arquivo não abre com o programa correto

Se você estiver com dificuldades para abrir determinados arquivos em seu computador, como por exemplo, documentos PDF ou afins, é provável que o programa padrão destes tipos de arquivos não esteja configurado corretamente.

Para isso, basta que o usuário indique ao computador qual é o programa correto e adequado para aquele determinado tipo de arquivo. Para mais detalhes sobre como realizar este procedimento, leia o seguinte artigo: Por que meus arquivos não abrem com o programa correto?


Confira abaixo outros artigos que podem ser úteis para você:

O que você achou deste artigo sobre o que é extensão de arquivos? Se você gostou do conteúdo abordado neste artigo, clique no botão curtir no final desta página para ajudar a impulsionar este conteúdo com mais pessoas.

O que é extensão de arquivo e para que serve? 3

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.