Qual a diferença entre Download e Upload?

Se você utiliza computador ou smartphone no dia-a-dia, provavelmente realiza o processo de download e upload o tempo todo. Estas duas palavrinhas podem parecer complicadas, mas, na verdade, tratam-se de termos técnicos bem simples de entender. É importante ressaltar que tratam-se de termos antônimos.

Qual a diferença entre download e upload?

Pode parecer uma pergunta simples para muitos, mas há muitas pessoas que ainda não sabem descrever a diferença entre esses termos. Se você é uma dessas pessoas, continue lendo esse post e entenda bem as principais diferenças entre esses dois conceitos.

  • Download e Upload são técnicas usadas para possibilitar o compartilhamento de dados em uma rede de computadores;
  • A diferença mais relevante entre esses dois conceitos refere-se à direção na qual os dados estão sendo transferidos;
  • No download, os dados são transferidos de um sistema remoto (servidor) para o nosso sistema, enquanto no upload os dados são transferidos do nosso sistema para um sistema remoto;
  • Uma outra diferença interessante entre os dois conceitos se diz respeito ao espaço de armazenamento. Para realizar o upload, é necessário que o servidor ou sistema remoto possua espaço de armazenamento suficiente para o recebimento dos arquivos. Já para a realização do download, é necessário que o disco rígido do nosso computador possua espaço disponível para salvar os arquivos baixados.
  • No upload, os arquivos podem ser acessados por todos os usuários que tenham acesso ao servidor. Já no download, os arquivos podem ser acessados apenas pelo proprietário do sistema local.

Já que falamos um pouco sobre as diferença entre download e upload, vamos falar um pouco mais sobre cada um deles.

O que é download?

Download significa transferir algo da internet para o seu computador ou dispositivo móvel. Corresponde ao nosso baixar arquivos da internet.

Vamos a um exemplo prático de dowlnoad: se você está baixando uma música da Internet, está sendo realizando o processo de Download. Ao receber as atualizações do seu sistema Windows, você está fazendo o download de arquivos de atualização para o seu computador.

Vamos dar um outro exemplo de download, só que desta vez estamos considerando que você esteja utilizando o seu smartphone. Supondo que tenha recebido um vídeo de um amigo através do aplicativo WhatsApp, ao clicar para assisti-lo, você estará automaticamente realizando o processo de download.

Existem alguns riscos no uso inadequado do download, uma vez que arquivos disponíveis para download podem vir de servidores não confiáveis e, portanto, podem danificar o nosso equipamento. Neste caso, é recomendado ter sempre cuidado ao iniciar o processo de download de sites desconhecidos.

O que é upload?

Upload significa transferir algo do seu computador (ou smartphone) para a Internet. É comum os usuários utilizarem o termo “subir um arquivo” para se referir ao processo de enviar o arquivo para a internet.

Agora vamos a um exemplo de upload: se você está anexando um documento de texto no seu e-mail, está sendo realizado o Upload. Você está subindo com o arquivo para o seu e-mail.

Quando você encaminha um áudio para um contato de seu WhatsApp, automaticamente você está realizando o processo de upload.

Um outro exemplo que não podemos deixar de citar refere-se ao uso do serviço de nuvens. Google Drive, Dropbox e OneDrive são exemplos de serviços de armazenamento online, que permitem aos usuários salvarem seus arquivos online. Quando o usuário encaminha os seus arquivos para um desses serviços, está realizando o processo de Upload. Ao solicitar o acesso ao arquivo já gravado em nuvem, ele está realizando o Download. Conheça mais detalhes sobre os serviços de armazenamento em nuvem, clicando no seguinte link: Como salvar arquivos na nuvem.

Enviando e baixando arquivos o tempo todo

Praticamente tudo o que faz hoje através da internet envolve os dois processos quase que simultaneamente. Ao fazer uma busca qualquer no Google, você precisa enviar uma ou mais palavras-chaves de pesquisa ao buscador (processo de upload) e então, ele irá retornar um conjunto de resultados (processo de download) relacionados ao termo.

Se você não conhecia o significado destes dois termos, agora sim poderá observar que referem-se a atividades comuns do cotidiano das pessoas. Sem elas, a internet praticamente não poderia existir.

Qual a diferença entre Download e Upload? 1

Diferença entre velocidade de download e upload

As atividades mais comuns entre os usuários em se tratando do uso da internet dependem basicamente da velocidade do download. Isso porque a grande maioria dos usuários costumam consumir muito mais conteúdo do que gerar conteúdo. Sendo assim, é bastante comum os provedores de serviços de internet disponibilizarem uma velocidade de download bem superior à velocidade de upload.

Para saber qual é a velocidade de download e upload de sua conexão de internet, você pode utilizar um dos vários serviços gratuitos de medição de velocidade disponíveis na Web. Por exemplo, acesse o seguinte link para testar a velocidade de sua conexão. https://www.minhaconexao.com.br/.

Nos dias atuais, é importante frisar que muitos provedores, principalmente os de fibra ótica, estão oferecendo pacotes de internet com velocidades iguais para download e upload. Pode-se dizer que esta característica é um reflexo da mudança de comportamento dos usuários dos dias atuais. Podemos perceber isso facilmente, uma vez que, com a entrada forte das redes sociais, os usuários tendem a ser mais participativos, passando a criar mais e mais conteúdo.

Qual a diferença entre Download e Upload? 2

Para complementar esse post sobre a definição, características e diferenças entre download e upload, segue abaixo outras definições.

Outras definições para os conceitos Download e Upload

Confira abaixo outras definições para os conceitos de download e upload.

Upload corresponde ao processo de colocar sites, imagens e arquivos dentro de um servidor da internet.

Download é o processo de obter sites, imagens e arquivos de um servidor da internet.

Para tornar um determinado arquivo visível para todos através da internet, é preciso que você fazer o upload do arquivo. Quando os usuários acessam este arquivo em seus computadores, eles estão realizando o download.

O que significa Mbps na velocidade da internet?

Quando o assunto é velocidade de internet, é fundamental também entender um pouco sobre a sua unidade de transmissão, conhecida como Mbps.

É importante destacar que, a velocidade de uma conexão de internet é basicamente medida em Mpbs (megabit por segundo) ou Kbps (kilobit por segundo).

Para que você consiga captar e entender essas informações com mais facilidade, vamos fazer uma explicação em uma visão mais ampla. Você provavelmente já ouviu falar do termo “bit” alguma vez nada vida, correto? Então, esse termo refere-se à menor unidade de medida de transmissão de dados. Já o byte é a unidade que equivale a 8 bits. E por fim, o megabit é oito vez menor que um megabyte.

Ao converter isso tudo para dados numéricos, considera-se que o kilobyte equivale a 1.024 bytes (8.192 bits). Já um kilobit equivale a 1.024 bits. O megabyte, por sua vez, equivale a 1.024 kilobytes (8.388.608 bits) e o megabit equivale a 1.024 kilobits (1.048.576 bits).

Mbps, portanto, refere-se à unidade que mede o total de megabits transferidos por segundo. Dessa maneira, para realizar a conversão de um valor em Mbps (megabits por seg.) para MB/s (megabytes por seg.), é necessário dividir o valor por 8. Para transformar um valor MB/s para Mbps, basta multiplicá-lo pelo número 8.

Sabendo desses detalhes, vamos a um desafio: Para baixarmos um arquivo de 10 megas em uma conexão de internet cuja velocidade também seja 10 megas por segundo, em quanto tempo você acha que será necessário para baixar o arquivo completo?

Se você respondeu 1 segundo, sentimos em dizer que a sua resposta está errada. O tempo necessário para fazer o download será aproximadamente 8 segundos.


Chegando ao fim do artigo sobre informações de como funciona download e upload

Agora que você já compreende como funciona o download e upload, esperamos que você utilize estes dois processos sempre de maneira consciente e com atenção.

A internet é um espaço gigantesco que disponibiliza arquivos dos mais variados tipos, tamanhos e formatos. Isso não significa que você deva baixar a maior quantidade de arquivos possíveis.

Muito pelo contrário, encorajamos você a fazer sempre um “filtro” antes de baixar qualquer arquivo da internet em seu computador. Ou seja, procure sempre conhecer a fonte do arquivo antes de iniciar o seu download. Desta maneira, você estará contribuindo para a segurança do seu equipamento.


O que achou desse post abordando os conceitos e diferenças entre os processos de download e upload? Colabore com o portal clicando no botão curtir localizado no final desta página. =D

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.