Como descompactar arquivos usando o Winrar?

Se você trabalha com computador no dia-a-dia, é muito provável que já precisou descompactar algum arquivo no seu sistema. Confira neste artigo algumas informações a respeito da descompactação de arquivos.

Confira abaixo exemplos de dúvidas comuns no dia-a-dia dos usuários:

  • como descompactar um arquivo rar no pc
  • como descompactar arquivos zip no computador
  • como extrair arquivos winrar no pc
  • como extrair arquivos 7z

O que é descompactar um arquivo?

Antes de mais nada, é importante que você entenda que descompactar arquivo é o mesmo que extrair um arquivo. Sendo assim, é comum que você ouça algumas pessoas dizendo coisas do tipo “preciso descompactar um arquivo no meu computador”, ou “preciso extrair um arquivo no meu notebook”. Portanto, extrair e descompactar tratam-se de termos sinônimos no mundo da informática.

Para você entender o que é descompactar um arquivo, é importante que entenda o que significa compactar um arquivo. Vamos ilustrar com um exemplo prático para facilitar o entendimento. Imagine que você tenha 10 músicas no formato MP3 para enviar para o e-mail de alguém. Neste caso, recomenda-se que você compacte esses arquivos, de modo a criar um único arquivo que será encaminhado para o email da pessoa.

Uma vez que a pessoa recebe um arquivo compactado em seu e-mail, será necessário descompactá-lo para visualizar o seu conteúdo. Portanto, ele deverá extrair os arquivos que estão armazenados dentro desse “pacote”.

Resumindo: Descompactar significa retirar todo os arquivos armazenados dentro do pacote compactado.

Como descompactar um arquivo RAR?

Você sabe como descompactar um arquivo RAR, e/ou, como descompactar um arquivo ZIP? RAR e ZIP tratam-se de extensões para arquivos compactados. Pode-se dizer que praticamente todos os arquivos compactados que você se deparar estarão sendo representados por uma dessas extensões.

Se você tem dúvidas a respeito e extensões, sugerimos que leia o seguinte artigo: O que é extensão de arquivo e para que serve?

Para descompactar um arquivo RAR, sugerimos que você utilize um dos seguintes programa: WinRAR ou Winzip. Como o foco deste artigo é a descompactação usando o WinRAR, vamos abordar abaixo apenas o passo-a-passo de como utilizar este programa.

Confira o exemplo de um arquivo com extensão RAR:

exemplo de arquivo no formato winrar

É comum o recebimento de arquivos compactados nos e-mails. Desta forma, ao baixar os anexos, torna-se necessário descompactar os arquivos baixados para conseguir visualizar o seu conteúdo.

Como descompactar arquivos usando o Winrar? 1

Para descompactar o arquivo rar (ou como você preferir, extrair o arquivo winrar), realize o seguinte procedimento indicado abaixo:

  1. Posicione o cursor do mouse encima do arquivo a ser descompactado;
  2. Haverá três opções de “Extrair” para você escolher. Sugerimos que clique sempre na terceira opção, pois é a mais indicada para evitar que os arquivos sejam extraídos de “maneira solta” e se misture com outros arquivos que estejam armazenados na mesmo diretório”. Esta opção irá criar uma pasta cujo nome será o mesmo do arquivo compactado.como extrair arquivos
  3. Uma vez que o arquivo foi descompactado, você já conseguirá visualizar e acessar a sua respectiva pasta criada com arquivo(s) interno(s). A partir desse momento, você pode apagar o arquivo compactado para não ficar ocupando espaço desnecessário em seu computador.
  4. E Pronto!

Por que o WinRAR é um programa bom?

O WinRAR é considerado um dos melhores programas para compactação e descompactação de arquivos. Vale ressaltar que, além do RAR e ZIP, ele também suporta diversos outros formatos, tais como: ACE, JAR, GZip, ISO 7-Zip, entre outros).

Além disso, a ferramenta Winrar é conhecida também pela facilidade de se compartilhar dados na internet de forma rápida e segura, sendo possível também configurar uma senha de acesso para o arquivo.

Como compactar um arquivo no Winrar?

Agora que você já entende o suficiente a respeito de como descompactar arquivos, confira no seguinte artigo como realizar o procedimento inverso: Como compactar arquivos usando o Winrar


O que achou dessa postagem sobre descompactação de arquivos? Se você achou essas informações úteis, clique no botão curtir no final desta página para ajudar a compartilhar este conteúdo com mais pessoas.

Como descompactar arquivos usando o Winrar? 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.