Para que servem as pastas do computador?

Um dos maiores desafios e dificuldades de muitas pessoas é utilizar de maneira adequada as pastas de um computador. Neste artigo, vamos abordar um pouco sobre este item de suma importância para o funcionamento do nosso sistema operacional.

O que é uma pasta de computador?

Uma pasta de computador, também chamada de diretório, é um espaço utilizado basicamente para armazenar arquivos, sub-pastas e atalhos de programas. Desta forma, o Windows entre outros sistemas operacionais, utilizam as pastas para classificar e organizar os arquivos do computador.

Por exemplo, ao acessarmos a unidade C: do nosso disco rígido, poderemos ter acesso às  pastas nativas do sistema , dentre elas uma chamada Windows. Esta pasta é constituída por diversas outras sub-pastas, cada um contendo seus respectivos arquivos. Por motivos de segurança, não é recomendado que o usuário navegue por este pasta, isso porque uma alteração acidental em seus arquivos poderá comprometer no bom funcionamento do computador.

Para que servem as pastas de um computador?

As pastas de um computador servem para agrupar documentos, imagens, músicas, aplicações, e todos os demais tipos de arquivos existentes.

Para entender melhor o conceito e a importância da utilização das pastas, vamos fazer uma analogia com as gavetas de um guarda roupa. Da mesma forma que você pode ter várias gavetas para guardar cada tipo de roupa (bermuda, camisas, acessórios, etc), você pode utilizar pastas específicas para agrupar cada tipo de arquivo.

Enfim, é recomendável fazer uma boa utilização das pastas, pois assim seu computador estará mais organizado, e isso  facilita bastante quando for procurar pelos seus arquivos.

Ao criar pastas, coloque nome sugestivos e insira seus arquivos correspondentes. Evite deixar arquivos espalhados pelo computador.

Para que servem as pastas do computador? 1

Por que as pastas de computador são importantes?

Conforme dissemos acima, as pastas do computador irão possibilitar que você armazene e agrupe os seus arquivos de maneira lógica e organizada. Um fato curioso é que, se não existissem as pastas, todos os documentos, imagens, programas e os próprios arquivos do sistema operacional estaria todos situados em um mesmo local.

As pastas também possibilitam que o usuário utilize o mesmo nome para um determinado arquivo em pastas diferentes. Por exemplo, você pode armazenar um documento do Word chamado “Meu currículo” dentro da pasta Documentos, e ter uma cópia deste arquivo “Meu Currículo” na pasta “Meus arquivos”.

O que pode ser armazenado em uma pasta de computador?

Uma pasta/diretório de computador pode conter um ou mais arquivos de qualquer tipo e formato, podendo também armazenar outras pastas com seus próprios arquivos.

As pastas podem também armazenar programas e atalhos de programas.

Qual o comando para criar uma pasta?

Existem muitas maneiras de se criar uma pasta no computador. Você pode utilizar tanto o mouse, como também comandos de atalho de seu teclado. É possível ainda criar uma pasta utilizando o MS-DOS. Para mais detalhes, sugerimos que você leia o seguinte artigo: Como criar uma pasta pelo MS-DOS?


Se você achou útil as informações que fornecemos acima, clique no botão curtir no final desta página para ajudar o nosso portal a impulsionar este conteúdo com mais pessoas.

pastas do computador

1 COMENTÁRIO

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.