Como diminuir o tamanho de um arquivo PDF?

Que atire a primeira pedra quem nunca passou por dificuldades para receber ou enviar um arquivo PDF com um tamanho extenso. Neste artigo, você aprenderá algumas maneiras de compactar o seu arquivo PDF sem usar o ZIP ou RAR, e sem instalar nenhum programa específico para isso.

Formato de arquivo PDF

Os arquivos PDF são muito úteis e práticos, uma vez que podem ser acessados em praticamente qualquer dispositivo, seja ele um computador ou celular, e sem a necessidade de um programa próprio para a leitura do arquivo.

Em um arquivo PDF você pode transportar documentos dos mais diversos tipos: revistas, jornais, fotos, trabalhos escolares, currículos, provas, entre outras coisas. Dificilmente você não vai conseguir abrir um documento PDF por motivos de compatibilidade ou desconfiguração de seu equipamento.

Podemos dizer que o PDF é um formato de arquivo para exibir e compartilhar documentos com segurança. Vala ressaltar que este formato vem sendo aperfeiçoado ao longo dos anos, tornando-se cada vez mais dinâmico, uma vez que possibilita a inclusão de links, botões formulários e até mesmo áudio e vídeo.

Um outro detalhe bem interessante refere-se ao fato de que o PDF é um formato que está conformidade com diversos padrões de acessibilidade, possibilitando que pessoas com deficiência tenham acesso a diversos tipos de documentos.

Agora que você já sabe mais detalhes a respeito do arquivo PDF, vamos falar um pouco sobre como diminuir/compactar o seu tamanho.

Como diminuir o tamanho de um arquivo PDF?

Apesar de o arquivo PDF simplificar bastante a vida do usuário, existe um pequeno detalhe que pode dificultar um pouco em seu manuseio: Tamanho do PDF. Isso porque, dependendo do número de páginas contidas no arquivo, ou mesmo, o tipo de elemento presente no documento, o arquivo pode possui um tamanho muito grande.

O objetivo deste artigo é mostrar como compactar um arquivo PDF sem usar o aplicativo ZIP ou Winrar. Entenda que, a ação de compactar um documento pode ter dois significados: O primeiro consiste em pegar o arquivo PDF e colocá-lo dentro de um formato ZIP ou RAR. E o segundo consiste em pegar o arquivo PDF e torná-lo mais leve, sem colocá-lo dentro de um desses formatos.

Vamos considerar, por exemplo, um jornal de 20 páginas contendo diversas imagens. Ao digitalizá-lo para o formato PDF, é bem provável que o tamanho do arquivo fique grande. Supondo que ele ficou com 30MB de tamanho, fica um pouco pesado para compartilhá-lo no WhatsApp ou mesmo por e-mail. Neste caso, há alguns serviços online que podem ser utilizados para diminuir o tamanho do arquivo PDF.

Confira abaixo algumas ferramentas online e totalmente gratuitas para compressão de arquivo PDF:

Como diminuir o tamanho de um arquivo PDF? 1

Small PDF

Um compressor de PDF online muito útil e utilizado constantemente pela nossa equipe, Portal Dicas de Informática Básica, é o Small PDF. Trata-se de um site que irá realizar a compactação de seu arquivo PDF de maneira rápida e prática. Basta você carregar o arquivo, aguardar a sua compactação e baixar a nova versão mais leve do documento. Reduzir o tamanho do arquivo PDF usando esta ferramenta é muito fácil.

Link do site: https://smallpdf.com/pt/compressor-de-pdf

I Love PDF 

I Love PDF é um outra ferramenta online para compressão do arquivo PDF. O seu funcionamento é parecido com o da ferramenta anterior. Basta o usuário enviar o arquivo PDF, aguardar a compressão ser realizada pela ferramenta, e então baixar o novo arquivo. Esta ferramenta também é muito prática para diminuir o tamanho de um arquivo PDF.

Link: https://www.ilovepdf.com/pt

PDF Compressor

PDF Compressora também é uma ótima alternativa para diminuir o tamanho de seu arquivo PDF. Você também deve enviar o arquivo, aguardar o processo de compactação e baixar o arquivo compactado. Faça um teste você também, acesse o link abaixo e veja como é simples diminuir o tamanho de seu arquivo PDF.

Link: https://pdfcompressor.com/pt/

Todas as 3 ferramentas online indicadas acima possibilitam a compressão de seu arquivo PDF mantendo a sua qualidade original, isto é, preservando a nitidez das imagens, textos e qualquer outro elemento presente no documento. Existe, no entanto, a possibilidade de você forçar ainda mais a compressão, só que isto poderá acarretar na perda de qualidade final do arquivo. Ao explorar essas ferramentas, você poderá encontrar também essa opção de compressão.

Uma vez que os arquivos foram compactados, você poderá compartilhar os seus documentos com os seus amigos de uma maneira mais ágil, pois consequentemente estará otimizando o processo de download e upload.

Agora que você viu como é simples o processo para diminuir o tamanho do arquivo PDF, não é mais necessário você instalar ou manter instalado qualquer programa compressor de PDF em seu computador.

Se você gostou desse artigo mostrando como diminuir o tamanho de um arquivo PDF, clique no botão curtir no final desta página.

Como diminuir o tamanho de um arquivo PDF? 2

11 COMENTÁRIOS

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.